Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1033297
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, A. E. S de
dc.date.accessioned2025-07-04T13:48:01Z-
dc.date.available2025-07-04T13:48:01Z-
dc.date.created2016-01-08
dc.date.issued2015
dc.identifier.citation2015.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1033297-
dc.descriptionNo presente trabalho foram estimados ganhos genéticos em dois ambientes devido a seleção recorrente praticada na população CNPH6400 para o tipo Valenciano, bem como parâmetrosde adaptabilidade e estabilidade em cinco ambientes, com o objetivo final de avaliar o potencial de recomendação de populações Valencianas para o Vale do São Francisco.Os experimentos foram conduzidos nos municípios de Petrolina - PE, Juazeiro - BA, e Belém do São Francisco - PE, nos anos de 2013 a 2014. Foi adotado o delineamento experimental de blocos ao acaso, com três repetições, sendo doze tratamentos para avaliação do ganho genético e quatorze tratamentos, sendo oito Valencianas para parâmetros de adaptabilidade e estabilidade. As características avaliadas foram produção total de bulbos e produção de bulbos comerciais. Os dados da produção total foram corrigidos pela covariância a partir do stand médio de cada experimento. Foram estimadas a herdabilidade, o diferencial de seleção, o ganho genético. Parâmetros de adaptabilidade e estabilidade foram estimadas pelas metodologiasde Eberhart & Russel e Lin & Binns. Nas avaliações de ganho genético foram observadas diferenças significativas para produção comercial de bulbos nos dois ambientes, exceto para a população 25CA10 em Juazeiro - BA. As médias do ganho genético para produção comercial na população Valenciana amarela 25CA10 foram 378,88% em Petrolina - PE e 16,30% em Juazeiro - BA, enquanto na população roxa T811CR13os ganhos foram de 340,76% para Petrolina - PE e 55,01% de Juazeiro - BA. Os ganhos genéticos não foram lineares para a sequência dos ciclos avaliados, sendo essa oscilação atribuída a deriva genética e a seleção com ênfase a espessura de catáfilos nos últimos ciclos. Foi observada interação genótipo x ambiente para todas as variáveis avaliadas. As duas metodologias apresentaram resultados discrepantes para a cultivar Alfa São Francisco. As populações Valencianas 25CA10 e T811CR13 apresentaram produção de bulbos próximos ou acima das médias dos experimentos, aliadas a ampla adaptabilidade e boa estabilidade, tendo potencial para serem recomendadascomo novas cultivares para a região do Vale do São Francisco.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectProgresso genético
dc.subjectCebola cascuda
dc.subjectInteração genótipo x ambiente
dc.subjectMelhoramento genético
dc.titleSeleção de população de cebola tipo Valenciana para o Vale do São Francisco.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroCebola
dc.subject.thesagroAllium Cepa
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.nalthesaurusOnions
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Melhoramento Genético de Plantas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. Orientado por Carlos Antonio Fernandes Santos, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent274 f.
riaa.ainfo.id1033297
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-04
dc.contributor.institutionANTONIO ESMAEL SILVA DE OLIVEIRA.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Selecao-de-populacao-de-cebola-tipo-Valenciana-para-o-Vale-do-Sao-Francisco..pdf1.06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace