Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1033310
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Suínos e Aves - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MATTEI, R. M.
RODIO, C. L.
MAFRA, A. L.
CORREA, J. C.
LOPES, L. dos S.
RAIZER, D.
Additional Information: ROSEMARI MARTINI, CNPSA; LAURI CAETANO RODIO, IFC; ÁLVARO LUIZ MAFRA, UDESC; JULIANO CORULLI CORREA, CNPSA; DAIANE RAIZER, FACC.
Title: Fracionamento de carbono em nitossolo e cambissolo com aplicação de fertilizantes organominerais.
Publisher: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS AGROPECUÁRIOS E AGROINDUSTRIAIS, 4., 2015, Rio de Janeiro, RJ. Anais... Brasília: Embrapa, 2015.
Language: pt_BR
Description: O teor de carbono orgânico do solo pode sofrer alterações com as práticas agrícolas adotadas em especial, devido ao uso de fertilizantes orgânicos. O objetivo foi quantificar os teores e estoques de carbono orgânico total (COT), particulado (COP), associado aos minerais (COam), em Nitossolo e Cambissolo submetidos à aplicação de fertilizantes minerais e organominerais nas formas sólidas e fluidas. Os tratamentos caracterizam fatorial 2x5, em blocos casualizados com grupos de experimento e quatro repetições, descritos a seguir: fator A solo - Nitossolo Vermelho eutroférrico típico e Cambissolo Háplico eutroférrico léptico; fator B adubação, sendo: controle (C), organomineral fluído (OF), organomineral sólido (OS), mineral fluído (MF) e mineral sólido (MS). A resposta foi avaliada após cultivos sucessivos de milho e aveia, sorgo forrageiro e trigo, no período de 2010 a 2013. Após três anos de plantio direto com as culturas de milho, sorgo, aveia e trigo com adoção da prática agrícola de adubação com diferentes fertilizantes organominerais e minerais nas formas sólidas e fluidas, poucas alterações nas diferentes frações de C orgânico no solo foram constatadas, com significância apenas no tratamento MF para Cambissolo em COT e COam na camada de 0-5 e 0-20 cm e COP na camada de 5-10cm, resultados que refletem no estoque de C em COT e COam na camada de 0-20cm onde MF foi igual a MS e OS e estes superiores aos demais tratamentos. Verificou-se diferença para índice de manejo do solo (IMC) apenas na camada 5-10 cm no Cambissolo, sendo o MF igual ao OS e superior aos demais tratamentos, o que coloca estes tratamentos em evidência para esta classe de solo e profundidade específica.
Thesagro: Matéria Orgânica
Milho
Plantio Direto
Trigo.
Data Created: 2016-01-08
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
final7699.pdf786,16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace