Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1034694
Título: Pedologia quantitativa: o perfil mediano e o perfil médio.
Autoria: CARVALHO JUNIOR, W. de
PEREIRA, N. R.
CHAGAS, C. da S.
BHERING, S. B.
CALDERANO FILHO, B.
Afiliação: WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS; NILSON RENDEIRO PEREIRA, CNPS; CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS; SILVIO BARGE BHERING, CNPS; BRAZ CALDERANO FILHO, CNPS.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Conteúdo: O estudo foi desenvolvido a partir de dados de 15 perfis de Argissolos Amarelos relacionados ao embasamento cristalino da bacia do rio Caceribu, com o objetivo de criar perfis médios e medianos para a distribuição em profundidade de argila, areia, Valor V, pH em água e Carbono Orgânico. Para processar os dados foi utilizado o programa R, com o pacote AQP (Algorithms for Quantitative Pedology) para processar os dados. Os perfis médio e mediano criados para os atributos possuem informação de contribuição de quantos perfis participam daquela estatística para cada camada. Os perfis médios e medianos de argila e carbono seguiram distribuições semelhantes, enquanto os de valor V e pH em água foram os mais discrepantes. O perfil de areia apresentou variação irregular entre média e mediana. Os perfis médio e mediano de argila representam satisfatoriamente o incremento de argila característico desta classe de solo. Este tipo de processamento permite criar uma distribuição de atributos do solo em camadas de diferentes espessuras guardando a contribuição do total de amostras em relação aos dados originais. A distribuição em profundidade de argila, areia e carbono para os valores médios e medianos foram semelhantes. Maiores discrepâncias foram observadas para Valor V e pH. A distribuição em profundidade da média e mediana de argila e areia representam bem as condições para diagnosticar o horizonte Bt. Esta abordagem pode servir de base para o desenvolvimento mais preciso, em função do conjunto de dados existentes, dos requerimentos diagnósticos do SiBCS.
Palavras-chave: Programa R
AQP package
Caceribu
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015138.pdf295,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace