Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1035714
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2014
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BARBOZA, R. M. P.
SENA-NETO , A. R.
SOUZA, F. V. D.
MATTOSO, L. H. C.
MARCONCINI, J. M.
Additional Information: R.MP BARBOZA, UFSCar; A. R. SENA-NETO; FERNANDA VIDIGAL DUARTE SOUZA, CNPMF; LUIZ HENRIQUE CAPPARELLI MATTOSO, CNPDIA; JOSE MANOEL MARCONCINI, CNPDIA.
Title: Caracterização e correlação de propriedades mecânicas e constituintes químicos de doze variedades de abacaxis (gênero ananas).
Publisher: In: SIMPÓSIO NACIONAL DE INSTRUMENTAÇÃO AGROPECUÁRIA, 2014, São Carlos, SP Anais do SIAGRO: ciência, inovação e mercado 2014. São Carlos, SP: Embrapa Instrumentação, 2014. p. 415-418. Editores: Carlos Manoel Pedro Vaz, Débora Marcondes Bastos Pereira Milori, Silvio Crestana.
Language: pt_BR
Keywords: Caracterização química
Fibras vegetais
Nanofibras
Abacaxis
Reforço em compósitos
Description: Fibras de folhas de abacaxis de doze variedades diferentes foram ensaiadas sob tração e caracterizadas com relação à sua composição química: teores de extrativos, lignina, holocelulose, celulose e hemicelulose. As frações de extrativos variaram para as amostras estudadas entre 4 e 9%, a lignina total variou de 23 a 52%, celulose de 66 a 76%, hemicelulose de 7 a 16%, e holocelulose de 77 a 88%. As frações de celulose foram superiores em relação a outras espécies de fibras, indicando possibilidade de obtenção de nanofibras. As fibras estudadas obtiveram valores de módulo elástico variando entre 37 a 86GPa e a resistência à tração entre 629 a 1309MPa; caracterizando todas as variedades de fibras estudadas aptas para utilização como reforço mecânico em compósitos poliméricos. Observou-se correlação diretamente proporcional entre o módulo elástico e o teor de celulose. A projeção do valor de módu!o elástico para uma fibra com teor de 100% de celulose ficou igual ao citado na literatura (nanocristal de celulose), habilitando as fibras de abacaxis para produção de nanofibras para utilização em nanocompósitos.
Thesagro: Abacaxi
NAL Thesaurus: Pineapples
Year: 2016-02-01
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaracterizacaoeCorrelacaodepropriedadesmecanicas.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace