Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1035736
Título: Regeneração de cipó-titica em floresta de terra firme na Amazônia.
Autoria: SILVA JÚNIOR, J. N.
ROSÁRIO, B. C. do
SILVA, K. P. da
AMORIM, J. R. G.
LIRA-GUEDES, A. C.
GUEDES, M. C.
Afiliação: JOÃO NELSON NASCIMENTO SILVA JÚNIOR, Acadêmico de Engenharia Florestal da UEAP, Macapá, AP.; BRUNO COSTA DO ROSÁRIO, Bolsista da FAPEAP, Macapá, AP; KÉZIA PEREIRA DA SILVA, Acadêmica de Engenharia Florestal da UEAP, Macapá, AP; JEAN RYCARTH GONÇALVES AMORIM, Bolsista da FAPEAP, Macapá, AP; ANA CLAUDIA LIRA-GUEDES, CPAF-AP; MARCELINO CARNEIRO GUEDES, CPAF-AP.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: ENCONTRO LATINO AMERICANO DE UNIVERSIDADES SUSTENTÁVEIS, 2., 2015, Porto Alegre. Desafios do desenvolvimento sustentável para universidades latino americanas após a década da educação e os objetivos do milênio. Porto Alegre: Escola de Administração. UFRGS, 2015.
Conteúdo: O cipó-titica (Heteropsis flexuosa (Kunth) G. S. Bunting) é uma hemiepífita, que produz uma fibra muito utilizada pelos amazônidas para amarração, confecção de artesanatos e na indústria moveleira. Atualmente, o Amapá é o principal fornecedor de cipó -titica na Amazônia. Na fase juvenil é uma trepadeira que pode subir em qualquer forófito (planta que hospeda o cipó), desde planta menor que 50cm até árvores maiores que 30m, sem causar danos à planta hospedeira. Na fase adulta, o cipó-titica emite raízes aéreas alimentadoras, desde as copas até o solo, que são coletadas pelos agroextrativistas. O objetivo do trabalho foi verificar a relação dos regenerantes de cipó-titica com a estrutura da planta hospedeira.
Thesagro: Recurso florestal
Fibra vegetal
Desenvolvimento sustentável
Palavras-chave: Agroextrativismo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPAFAP2015Regeneracaodecipotitica.pdf635,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace