Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1035924
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, A. P. de
COELHO, M. R.
FONTANA, A.
AVANZI, J. C.
UMMUS, M. E.
MARTINS, A. L. da S.
Additional Information: ALINE PACOBAHYBA DE OLIVEIRA, CNPS; MAURICIO RIZZATO COELHO, CNPS; ADEMIR FONTANA, CNPS; JUNIOR CESAR AVANZI, USP; MARTA EICHEMBERGER UMMUS, CNPASA; ALBA LEONOR DA SILVA MARTINS, CNPS.
Title: Solos do Campo Experimental de Buritirana da Embrapa Pesca e Aquicultura, município de Palmas - TO.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Plintossolos
Formação Pimenteiras
Cerrado strictu sensu
Description: O presente trabalho é um relato dos solos identificados no Campo Experimental de Buritirana da Embrapa Pesca e Aquicultura por meio do levantamento pedológico detalhado da área. Localizado no município de Palmas - TO, o Campo Experimental estende-se por 484,45 ha, dos quais 224,07 ha desflorestados foram objeto deste estudo. O clima da região é Aw, com temperatura e precipitação médias anuais de 25 ºC e 1.301 mm, respectivamente. Aos solos do Campo Experimental estão relacionados relevos plano e suave ondulado e argilitos da Formação Pimenteiras como material de origem. Foram identificadas 18 unidades de mapeamento na área em que os Latossolos e Plintossolos predominam. Os primeiros distribuem-se em 105,24 ha (46,94 % da área); os Plintossolos, por sua vez, ocupam 109 ha (48,86 % da área). Os Plintossolos Pétricos Concrecionários típicos são os solos de maior extensão na área de estudo.
Data Created: 2016-02-02
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015164.pdf408,82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace