Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1035968
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CORRÊA, T. de A.
PEREIRA, M. G.
SCHIAVO, J. A.
FONTANA, A.
ANJOS, L. H. C. dos
Additional Information: THAÍS DE ANDRADE CORRÊA, UFRRJ; MARCOS GERVASIO PEREIRA, UFRRJ; JOLIMAR ANTÔNIO SCHIAVO, UEMS; ADEMIR FONTANA, CNPS; LÚCIA HELENA CUNHA DOS ANJOS, UFRRJ.
Title: Caracterização micromorfológica de Espodossolos no Rio de Janeiro.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Solos tropicais.
Description: A pedogênese de solos de ambientes costeiros ainda é pouco estudada. Dentre os solos que ocorrem nesse ambiente podem ser destacados os Espodossolos. A investigação de padrões micromorfológicos de Espodossolos pode contribuir para uma maior compreensão dos processos pedogenéticos que ocorrem nestes solos. Nesse sentido o presente estudo procurou avaliar através da técnica de micromorfologia diferentes formas de matéria orgânica e sua evolução dentro dos processos pedogenéticos existentes em Espodossolos. Para isso foram selecionados dois perfis de Espodossolos no estado do Rio de Janeiro. Os perfis foram descritos e caracterizados segundo (Santos et al., 2013) e alguns horizontes foram selecionados para a realização da descrição micromorfológica. As fotomicrografias identificaram matéria orgânica monomórfica e polimórfica, a primeira associada a revestimentos orgânicos na superfície do esqueleto, e quase revestimentos da porosidade entre grãos. A matéria orgânica polimórfica foi observada nos horizontes que apresentavam resíduos materiais vegetais e descoloramento associados à maior ou menor presença de ferro e matéria orgânica. Para os dois perfis foram identificados processos de eluviação e dissolução demonstrando que a análise micromorfológica é uma ferramenta de grande expressão para processos da matéria orgânica em solos formados neste ambiente.
Thesagro: Matéria Orgânica
Microscopia.
Data Created: 2016-02-03
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015168.pdf910,48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace