Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1035987
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, C. K. O. da
CIRIACO, M. F.
FONTANA, A.
VIANA, M. M. G. R.
CHIAVONE-FILHO, O.
NASCIMENTO, C. A. O. do
Additional Information: CELYNA KÁRITAS OLIVEIRA DA SILVA, USP; MARIANA FRANSIELE CIRIACO, CH5-Agilent; ADEMIR FONTANA, CNPS; MARILDA MENDONÇA GUAZZELLI RAMOS VIANA, USP; OSVALDO CHIAVONE-FILHO, UFRN; CLÁUDIO AUGUSTO OLLER DO NASCIMENTO, USP.
Title: Tratamento de fenantreno utilizando persulfato de sódio ativado com ferro endógeno presente em solos arenosos.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Oxidação química
Ferro natural
Remediação
Description: A crescente preocupação com o meio ambiente vem viabilizando estudos que possibilitam a degradação de poluentes nocivos como os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA). O Processo Oxidativo Avançado (POA), técnica baseada na produção de radicais, espécies capazes de reagir com vários compostos orgânicos, vem sendo utilizada atualmente. O objetivo deste estudo foi avaliar a viabilidade de utilização do persulfato de sódio ativado com o ferro endógeno para degradar o fenantreno. Os resultados do teor de ferro para as amostras ES1, ES2, ES3, e ES5 foram, 1452, 1290, 846 e 821 ppm respectivamente. Os resultados mostraram que a eficiência da degradação do fenantreno foi proporcional ao teor de ferro presente no solo. Em que os teores de degradação para as amostras ES1, ES2, ES3 e ES5 foram 60%, 53%, 33% e 18%, respectivamente.
Data Created: 2016-02-03
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015173.pdf237,91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace