Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1036033
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, A. B. da
AMARAL, A. J. do
BARROS, A. H. C.
SANTOS, J. C. P. dos
ARAUJO FILHO, J. C. de
MARQUES, F. A.
Additional Information: ADEMAR BARROS DA SILVA, CNPS; ANDRE JULIO DO AMARAL, CNPS; ALEXANDRE HUGO CEZAR BARROS, CNPS; JOSE CARLOS PEREIRA DOS SANTOS, CNPS; JOSE COELHO DE ARAUJO FILHO, CNPS; FLAVIO ADRIANO MARQUES, CNPS.
Title: Potencial pedoclimático do estado de Alagoas para a cultura de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Solos.
Description: O conhecimento das potencialidades ambientais é essencial para estabelecer o uso da terra em bases conservacionistas. Este trabalho teve como objetivos identificar e quantificar o potencial pedoclimático do estado de Alagoas para o cultivo de cana-deaçúcar. A partir do levantamento de solos do Estado (escala 1:100.000), foi realizada a aptidão pedológica de cada classe. Na avaliação da aptidão climática foram definidos cinco critérios para compor a legenda dos mapas. A aptidão pedoclimática foi obtida pela sobreposição dos mapas de potencial pedológico e de aptidão climática. Alagoas apresenta 6.468 km2 (23% da área total) com potencial pedoclimático Preferencial para a cultura de cana-de-açúcar. São as áreas dos tabuleiros, com predomínio de Argissolos e Latossolos. A classe com potencial pedoclimático Médio ocupa 3.799 km2 (13% da área total) e localiza-se nas Mesorregiões do Leste e Agreste alagoanos. O relevo ondulado (riscos de erosão), a textura arenosa e a fertilidade muito baixa são os fatores restritivos. Na região Agreste acrescenta-se a restrição por deficiência hídrica. As classes com potenciais Baixo e Muito Baixo ocupam 16.963 km2 (61% do estado). Os fatores restritivos são deficiência hídrica, solos rasos, relevo forte ondulado e montanhoso, textura arenosa, pedregosidade e rochosidade.
Thesagro: Aptidão Agrícola
Uso da Terra.
Data Created: 2016-02-03
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015179.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace