Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1036101
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PARAHYBA, R. da B. V.
AMARAL, A. J. do
MARQUES, F. A.
OLIVEIRA NETO, M. B. de
NASCIMENTO, A. F. do
CUNHA, T. J. F. da
Additional Information: ROBERTO DA BOA VIAGEM PARAHYBA, CNPS; ANDRE JULIO DO AMARAL, CNPS; FLAVIO ADRIANO MARQUES, CNPS; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; ALEXANDRE FERREIRA DO NASCIMENTO, CNPS; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA.
Title: Teor de água e resistência mecânica à penetração em solos de Tabuleiros Costeiros sob formas de colheita de cana-de-açúcar.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Topossequência.
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar a variação de umidade e resistência do solo à penetração em uma topossequência com sistema produtivo de cana-de-açúcar colhida crua e com queima no Tabuleiro, Coruripe-AL. Amostras deformadas foram coletadas nas camadas de 0 - 10; 10 - 20; 20 - 30; 30 - 40 e 40 - 60 cm para determinação da umidade gravimétrica e para granulometria. A resistência mecânica do solo a penetração foi medida por meio de um equipamento eletrônico penetrolog com cone tipo 2, na camada de 0 - 60 cm do solo, segmentada a cada 5 cm. A mata apresentou os maiores valores de umidade, seguido pela cana crua, tanto na superfície quanto em profundidade. No cultivo com cana-de-açúcar colhida crua em posição de topo na topossequência apresentou maior umidade no solo. A resistência mecânica à penetração teve os seus maiores valores nas camadas coesas entre 20 a 30 cm de profundidade nos três tratamentos, no topo. Os solos de encosta e de várzea apresentaram resultados relativamente maiores e crescentes de umidade e de resistência a penetração em profundidade, sem uma tendência clara quanto ao modo de colheita.
Thesagro: Compactação do Solo
Manejo do Solo.
Data Created: 2016-02-04
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015190.pdf151,18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace