Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1036110
Título: Efeito residual de fertilizante organomineral obtido a partir de resíduos de suínos sobre o desempenho agronômico do feijão-caupi.
Autoria: ROCHA, A. A.
SOUZA, F. H. de
SILVA, B. F. da
CAMPOS, D. V. B. de
POLIDORO, J. C.
ARAUJO, E. da S.
Afiliação: ADRIANO ALVIM ROCHA, UFRRJ; FRANCYNE HELENA DE SOUZA, BOLSISTA; BÁRBARA FERNANDA DA SILVA, UFRRJ; DAVID VILAS BOAS DE CAMPOS, CNPS; JOSE CARLOS POLIDORO, CNPS; EDNALDO DA SILVA ARAUJO, CNPAB.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Conteúdo: Fertilizantes organominerais são produzidos pela mistura de fertilizantes minerais e orgânicos. Resíduos agroindustriais podem ser utilizados em sua composição. Nesse contexto, resíduos derivados da suinocultura podem contribuir com a produção de fertilizantes organominerais. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito residual de fertilizante organomineral, produzido a partir de resíduos de suínos, sobre o desempenho agronômico do feijão-caupi (var. Mauá). O experimento de campo foi realizado na área Experimental da Embrapa Agrobiologia, localizado em Seropédica-RJ. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições. As parcelas corresponderam a uma área de 5 x 5 m. Em uma primeira fase, foi realizado o plantio do milho (Zea mays), nessa ocasião, foram estabelecidos seis tratamentos: 1) Fosfato Natural; 2) Superfosfato simples; 3) Organomineral com 50% da dose recomendada para a cultura; 4) Organomineral com 100% da dose; 5) Organomineral com 150% da dose; 6) Testemunha (sem adubação fosfatada). O plantio do feijão-caupi foi realizado em sucessão ao milho, para avaliar o efeito residual dos fertilizantes fosfatados. Nessa cultura foram avaliadas as seguintes variáveis: comprimento da vagem (Comp.V), massa de 100 grãos (MS100), número de grãos por vagem (NGV), número de vagens por planta (NVP) e rendimento médio de grãos (RMG). Os resultados demonstraram que não houve efeito residual da adubação fosfatada, independente da fonte de fósforo. Nas condições do estudo, o fator limitante ao RMG foi, provavelmente, a elevada temperatura que ultrapassou 36 °C no período de florescimento, o que pode ter ocasionado abortamento de flores.
Palavras-chave: Leguminosas
Feijão-de-corda
Feijão-mauá
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015194.pdf353,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace