Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1036120
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: TOLEDO NETO, P. P. de
CAETANO, J. O.
GARCIA, L. E. P.
BENITES, V. de M.
Additional Information: PEDRO PAES DE TOLEDO NETO, Instituto Federal Goiano; JEANDER OLIVEIRA CAETANO, Universidade de Rio Verde; LUCAS EMANNUEL PATRIOTA GARCIA, Instituto Federal Goiano; VINICIUS DE MELO BENITES, CNPS.
Title: Efeito de diferentes fontes de magnésio sobre a produção de biomassa e absorção de cátions pelo milheto.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Cloreto de magnésio.
Description: Os solos agrícolas brasileiros em sua maioria apresentam baixos teores de magnésio trocável na sua camada superficial. Porém, esse elemento é um dos macronutrientes mais exigido pelo metabolismo dos vegetais. A forma convencional de corrigir a baixa disponibilidade natural dos solos brasileiros em magnésio sempre foi através da aplicação de calcários. Assim, o desenvolvimento de fertilizantes magnesianos que sejam fontes econômica e tecnicamente viáveis pode ser de grande importância para que o aumento da demanda desses fertilizantes seja acompanhado pelo aumento da eficiência do uso do magnésio pelas culturas. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito de duas diferentes fontes de magnésio, sendo uma delas com duas granulometrias, associadas a quatro doses desses produtos sobre o milheto. O delineamento experimental de blocos casualizados em esquema fatorial (3 x 4 ) + 1, com quatro repetições, correspondendo a três fontes de magnésio (MgO a 65 mesh - MgO65, MgO a 18 mesh - MgO18 e MgCl) associada a quatro doses desses produtos (169, 338, 506 e 675 mg Mg por vaso) acrescido de um tratamento adicional sem aplicação de magnésio (testemunha). A adição de magnésio ao solo, utilizando três diferentes fontes em cinco dosagens, não influencia no rendimento do milheto.
Thesagro: Granulometria
Oxido de Magnésio.
Data Created: 2016-02-04
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015196.pdf74,39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace