Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1036334
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ANDRADE, D. D. de
SILVA, J. dos S. V. da
MENGATTO JUNIOR, E. A.
SANTOS, J. L. dos
FIGUEIREDO, V. A.
Additional Information: DANIEL DIAS DE ANDRADE; JOÃO DOS SANTOS VILA DA SILVA, CNPTIA; EDSON ANTONIO MENGATTO JUNIOR; JOÃO LUIS DOS SANTOS; VERA APARECIDA FIGUEIREDO.
Title: Localização de desmatamentos e análise espaço-temporal do seu padrão de distribuição.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA, 4., 2015, Belém, PA. Anais: artigos aprovados - 2015. [Belém, PA]: Universidade do Estado do Pará, 2015, v. 1, p. 386-394.
Language: pt_BR
Keywords: Análise espacial
Distância
Análise de padrão de pontos
SIAGEO Amazônia
Description: Purus é a Sub-Região que mais se integra ao restante da Amazônia, em grande parte pela presença de rodovias, e também onde são vistos os maiores desmates da região. O presente trabalho pretende demonstrar o uso de operações estatísticas baseadas em distância, que são a base para a Análise Espacial e para a tomada de decisão dentro de um ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG). A ferramenta “Relatório” integrante do Sistema Interativo de Análise Geoespacial da Amazônia Legal (SIAGEO Amazônia) foi desenvolvida para disponibilizar informações locais a partir da comparação entre uma feição de interesse do usuário e os mapeamentos que compõe a base de dados geográficos do sistema. O relatório identificou em um raio de até 15 quilômetros os polígonos de desmatamento conforme a localização da feição submetida, um ponto aleatório em um cruzamento da Rodovia BR 319 (Transamazônica) no município de Canutama - AM. O padrão da distribuição das ocorrências de áreas desmatadas inscritas em um raio de análise foi calculado para cada ano de levantamento presente no banco de dados do SIAGEO através do método da Distância Média ao Vizinho Mais Próximo. Na grande maioria dos anos utilizados na análise, o valor de “R” indicou que é nula a possibilidade de queos padrões espaciais de distribuição observadosreflitam o padrão aleatório hipotético.
Data Created: 2016-02-05
ISSN: 2316-7637
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACLocalizacaoAndrade.pdf275,52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace