Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1036456
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NEVES, M. F. O.
PESSOA, M. C. P. Y.
SA, L. A. N. de
NAVA, D. E.
GIRARDI, E. A.
Additional Information: MARIA FERNANDA DE OLIVEIRA NEVES, UNIP; MARIA CONCEICAO PERES YOUNG PESSOA, CNPMA; LUIZ ALEXANDRE NOGUEIRA DE SA, CNPMA; DORI EDSON NAVA, CPACT; EDUARDO AUGUSTO GIRARDI, CNPMF.
Title: Avaliação do desenvolvimento de Diaphorina citri em Murraya paniculata e Citrus lomonia em cenários de simulação numérica para subsidiar criações laboratoriais de Tamarixia radiata.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 9., 2015, Campinas. Anais... Campinas: IAC, 2015. 8 p.
Language: pt_BR
Keywords: Defesa fitossanitária
Proteção de citrus
Psilídeo-dos-citros
Parasitóides
Vetor doença
Description: Resumo: A doença Huanglongbing (HLB) é causada por bactérias do gênero Candidatus Liberibacter spp. e vem sendo responsável por grandes perdas da citricultura brasileira pela ausência de variedades resistentes e de alternativas para o controle depois que as plantas são infectadas, demandando a erradicação. O psilídeo-dos-citros Diaphorina citri Kuwayama (Hemiptera: Liviidae) é um inseto exótico, proveniente do continente Asiático, que tem como suas principais plantas hospedeiras Murta (Myrtus L.) e citros (Citrus sp.). A murta-de-cheiro Murraya paniculata é uma planta arbustiva ornamental muito utilizada como hospedeira de D. citri no Brasil. O projeto HLB_Biocontrol da Embrapa Meio Ambiente, pertencente ao Arranjo HLB citros, vem avaliando alternativas para o controle biológico de D. citri, promovidas pelo parasitismo de ninfas gerados pelos parasitoides exóticos Tamarixia radiata e Diaphorencyrtus aligarhensis, este último em avaliação quanto à efetiva necessidade de importação para o Brasil. A criação laboratorial dos parasitoides depende diretamente da disponibilidade do hospedeiro-praga. Portanto, é necessário buscar alternativas para a melhoria da qualidade da criação laboratorial no intuito de manter o hospedeiro-praga em instares preferenciais ao parasitismo. Esse trabalho avaliou por simulação numérica a dinâmica populacional de D. citri em M. paniculata e em limão cravo (Citrus limonia) visando identificar condições mais propicias à geração de maiores quantidades de ninfas de D. citri.
Thesagro: Praga de planta
Controle biológico
Murraya paniculata
NAL Thesaurus: Plant pests
Diaphorina citri
Biological control
Parasitoids
Data Created: 2016-02-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015AA068.pdf268,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace