Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1036517
Título: Evapotranspiração da Bacia do Camanducaia-Jaguari Obtida Através do Modelo Agrometeorológico- Espectral SAFER.
Autoria: LEIVAS, J. F.
TEIXEIRA, A. H. de C.
ANDRADE, R. G.
TORRESAN, F. E.
FIGUEIREDO, R. de O.
ZUCCARI, M. L.
Afiliação: JANICE FREITAS LEIVAS, CNPM; ANTONIO HERIBERTO DE C TEIXEIRA, CNPM; RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPM; FABIO ENRIQUE TORRESAN, CNPM; RICARDO DE OLIVEIRA FIGUEIREDO, CNPMA; MARIA LUCIA ZUCCARI, CNPMA.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: SEMINÁRIO DA REDE AGROHIDRO, 3.; WORKSHOP DO PROJETO OS IMPACTOS DA AGRICULTURA E DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NOS RECURSOS HÍDRICOS, 1.,2015, Corumbá, MS. Água na agricultura: desafios frente às mudanças climáticas e de uso da terra: resumos. Corumbá: Embrapa Pantanal, 2015.
Páginas: 43
Conteúdo: No contexto do Macroprograma 1 da Rede AgroHidro, as informações quantitativas da evapotranspiração são de grande importância para a avaliação relações entre a agricultura e as mudanças de uso da terra. Este estudo tem o objetivo de estimar a evapotranspiração na área da Bacia do Camanducaia e Jaguari aplicando o modelo agrometeorológico-espectral SAFER (Simple Algorithm For Evapotranspiration Retrieving) e utilizando imagens de satélite e dados de estações meteorológicas. Foram utilizadas imagens do satélite MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer), produto MOD13Q1, referente à reflectância das bandas 1 (?1) e 2 (?1), com resolução espacial de 250 m e temporal de 16 dias, referentes ao período chuvoso (representado pela imagem de janeiro de 2011) e seco (imagem de julho de 2011). Os dados meteorológicos (temperatura do ar, e radiação solar global) disponibilizados pelo INMET foram agrupados em 16 dias para coincidir com a resolução temporal das imagens. Foram realizados trabalhos de campo para coleta de pontos amostrais ao longo da bacia hidrográfica. Analisando a distribuição espacial da evapotranspiração estimada (ET) via modelo agrometeorológico-espectral SAFER na Bacia do Camanducaia-Jaguari, observa-se que conforme as classes de uso e cobertura da terra, foram obtidos diferentes valores de evapotranspiração. No período chuvoso (dia juliano (DJ) 001), a ET média diária para a área da Bacia do Camanducaia-Jaguari foi de 1,52 ± 0,58 mm d-1. No período seco (DJ 209), a ET média diária apresentou valores de 1,39 ± 0,57 mm d-1. O modelo SAFER se mostrou eficaz para a estimativa da ET em larga escala, tanto para o período chuvoso quanto para o seco, sendo sensível às variações observadas entre as classes de uso e cobertura das terras. Os resultados podem auxiliar no monitoramento das condições hídricas a partir de imagens de satélite, auxiliando nos estudos de qualidade de água da Bacia do Camanducaia-Jaguari. Para estudos futuros, sugere-se utilizar imagens com maior resolução espacial e maior quantidade de dados de estações meteorológicas, possibilitando a operacionalidade do modelo para fins de monitoramento hidrometeorológico da Bacia do Camanducaia.
Thesagro: Meteorologia
Evapotranspiração
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015RA052.pdf19,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace