Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1037294
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTOS, C. A. dos
MARTINS, R.
PINHEIRO, E. F. M.
BOAS, D. V.
BODDEY, R. M.
Additional Information: CAMILA ALMEIDA DOS SANTOS, UFRRJ; RAFAELA MARTINS, BOLSISTA; ÉRIKA FLÁVIA MACHADO PINHEIRO, UFRRJ; DAVID VILAS BOAS DE CAMPOS, CNPS; ROBERT MICHAEL BODDEY, CNPAB.
Title: Teores de C e N nas frações leve livre da matéria orgânica do solo sob diferentes sistemas de pastagens e mata no Cerrado.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Fracionamento físico da MOS
Sistemas de manejo
Description: O cerrado brasileiro é considerado uma fronteira agrícola, onde aproximadamente 50 Mha são cultivados por pastagens, principalmente as do gênero Brachiaria. A maior parte dessas áreas encontra-se em estado de degradação, devido ao inadequado uso e manejo do solo. Dentre as frações da MOS, a fração leve livre (FLL) é a mais sensível ao manejo adotado, destacando-se como importante indicador da qualidade do solo. O objetivo desse estudo foi avaliar os teores de C e N nas FLL da MOS, sob diferentes sistemas de manejo de pastagens (produtiva e degradada) e de mata nativa, no cerrado. Foram abertas trincheiras e coletadas amostras de terra até 20 cm de profundidade, nos municípios de Chapadão do Sul (MS) e Penápolis (SP). Nas amostras de Terra fina seca ao ar (TFSA) foi realizado o fracionamento físico da MOS e, as frações obtidas foram finamente moídas e analisadas quanto aos teores de C e N. Ao comparar os diferentes sistemas de manejo das pastagens, não foi observado diferença estatística nos teores de C e N nas FLL da MOS nos dois sítios avaliados. Ao comparar a cobertura vegetal, observou-se que as áreas sob pastagens apresentaram menores conteúdos de C e N no sítio de Chapadão do Sul.
Data Created: 2016-02-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015210.pdf157,27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace