Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1037572
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: BERNARDES, T. G.
SILVEIRA, P. M. da
CARVALHO, M. T. de M.
MADARI, B. E.
CARVALHO, M. da C. S.
Additional Information: TATIELY GOMES BERNARDES, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, Barreios-PB; PEDRO MARQUES DA SILVEIRA, CNPAF; MARCIA THAIS DE MELO CARVALHO, CNPAF; BEATA EMOKE MADARI, CNPAF; MARIA DA CONCEICAO SANTANA CARVALHO, CNPAF.
Title: Produtividade do feijoeiro irrigado em razão de fontes de adubo nitrogenado estabilizado e de liberação controlada.
Publisher: Revista Ceres, Viçosa, MG, v. 62, n. 6, p. 614-620, nov./dez. 2015.
Language: pt_BR
Description: Novos adubos nitrogenados estão sendo disponibilizados no mercado, mas ainda são escassos os resultados sobre sua eficiência nas condições de Cerrado. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes fontes de nitrogênio (N), inclusive a ureia com inibidor de urease e de liberação lenta, na produtividade de grãos do feijão-comum (Phaseolus vulgaris L), irrigado, em sistema plantio direto. O experimento foi conduzido no inverno de 2010, na Embrapa Arroz e Feijão, no município de Santo Antônio de Goiás, GO. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com cinco repetições. Os tratamentos constaram de cinco fontes de N (ureia; ureia + NBPT; ureia + polímero; sulfato de amônio e nitrato de amônio) e um tratamento testemunha (sem N); sendo aplicados 20 kg ha-1 de N, na semeadura, e 80 kg ha-1 de N, em cobertura. Foram avaliados o Índice Relativo de Clorofila (IRC) nas folhas, o teor e o acúmulo de N e a massa de matéria seca da parte aérea (MSPA) do feijoeiro, no florescimento, o número de vagens por planta, o número de grãos por vagem, a massa de 100 grãos e a produtividade de grãos. Não houve diferença significativa entre as fontes nitrogenadas, quanto ao IRC, à MSPA, ao teor de N e ao N acumulado pela planta. A utilização da ureia recoberta com polímero e da ureia com inibidor de urease não proporcionou aumentos do número de grãos por vagem, do número de vagens por planta, da massa de 100 grãos e da produtividade de grãos, ao se comparar com os resultados proporcionados pelas fontes tradicionais de N, como ureia, sulfato de amônio e nitrato de amônio.
Thesagro: Feijão
Phaseolus vulgaris
Nitrato de amonio
Sulfato de amonia
Ureia
Fertilizante nitrogenado
Data Created: 2016-02-18
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPAF2015rc.pdf133,74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace