Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1038378
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SILVA, M. R.
PELISSARI, A.
MORAES, A. de
SANDINI, I. E.
CASSOL, L. C.
ASSMANN, T. S.
OLIVEIRA, E. B. de
Additional Information: MARCIELA R. SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; ADELINO PELISSARI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; ANIBAL DE MORAES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; ITACIR E. SANDINI, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE; LUÍS C. CASSOL, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; TANGRIANI S. ASSMANN, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; EDILSON BATISTA DE OLIVEIRA, CNPF.
Title: Acumulação de nutrientes e produção forrageira de aveia e azevém em função da aplicação de calcário e gesso em superfície.
Publisher: Revista de Ciências Agrárias, Lisboa, v.38, n.3, p. 346-356, set. 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Nutrição mineral.
Description: A calagem e a aplicação de gesso levam a modificações químicas no solo que podem influenciar o crescimento e desenvolvimento de pastagens anuais de inverno. Com o objetivo de avaliar o efeito da utilização de calcário e gesso em superfície, na presença e ausência de pastoreio, sobre a produção de matéria seca e a acumulação de nutrientes da mistura forrageira de aveia e azevém realizou-se um ensaio num Latossolo Bruno álico em Guarapuava - Paraná, Brasil. Os tratamentos, dispostos em blocos completos casualizados, em parcelas subdivididas com quatro repetições, constaram de dois sistemas de maneio (com e sem pastoreio) nas parcelas e da aplicação de doses de calcário, com ou sem a utilização de gesso em superfície, nas subparcelas. A aplicação de calcário não afetou a produção de matéria seca nem a composição botânica da consorciação de aveia e azevém, quer na presença quer na ausência de gesso, assim como não alterou os teores de nutrientes na parte aérea das plantas em ambos os sistemas de maneio. Comparando os sistemas de produção, o pastoreio afetou negativamente os parâmetros estudados, contudo, note-se que não foi tida em conta a quantidade de excrementos passíveis de decomposição rápida que podem ser utilizadas pela cultura seguinte.
Thesagro: Acidez do Solo
Aveia
Azevém
Calagem.
Data Created: 2016-02-24
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
v38n3a09.pdf774,67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace