Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1039616
Title: Caracterização de áreas bioclimáticas para o cultivo de Café arábica na região da Mantiqueira de Minas.
Authors: VOLPATO, M. M. L.
ALVES, H. M. R.
VIEIRA, T. G. C.
BORÉM, F. M.
MACIEL, D. A.
GONÇALVES, T. G.
MEIRELES, E. J. L.
DANTAS, M. F.
Affiliation: MARGARETE M. L. VOLPATO, EPAMIG; HELENA MARIA RAMOS ALVES, SAPC; TATIANA G. C. VIEIRA, EPAMIG; FLÁVIO M. BORÉM, DEG/UFLA; DANIEL A. MACIEL, UFLA; THAIS GABRIELA GONÇALVES, UFLA; ELZA JACQUELINE LEITE MEIRELES, SAPC; MAYARA F. DANTAS, EPAMIG.
Date Issued: 2015
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA 19., 2015, Lavras. Agrometeorologia no século 21: o desafio do uso sustentável dos biomas brasileiros: anais. Lavras: UFLA, 2015.
Description: O café é o principal produto de exportação do agronegócio mineiro e sua valorização passa pela identificação das diferentes regiões produtoras de cafés especiais no Estado. Para tanto, é necessário caracterizar e mapear áreas potenciais, compreendendo as relações entre as variáveis climáticas e a qualidade da bebida. Regiões que possuem condições térmicas amenas e com deficiência hídrica nas fases de maturação e colheita do fruto são naturalmente aptas para produção de cafés especiais no Brasil. Objetivou-se no presente trabalho caracterizar e delimitar áreas bioclimáticas na Serra da Mantiqueira de Minas Gerais, região de Indicação Geográfica para cafés especiais. Para a caracterização bioclimática foram coletados dados de estações meteorológicas da região abrangente e adjacente à área de estudo, obtidos do Agritempo, entre os anos 2008 a 2013. Foram estimados os índices de balanço hídrico pelo método de Thornthwaite-Mather (1955). As variáveis temperaturas do ar máximas e mínimas, precipitação, déficit hídrico e excedente hídrico foram interpoladas utilizando-se o método do inverso do quadrado da distância. A partir da interpolação dos dados foram gerados os mapas anuais e mensais caracterizando a região estudada. Foi produzido um CD-Rom contendo as informações do trabalho e os 288 mapas da região da Mantiqueira de Minas. Os mapas poderão ser de grande utilidade para o planejamento do manejo do café e para identificação de áreas com maior potencial de produção de cafés especiais.
Thesagro: Café
Meteorologia
NAL Thesaurus: Agrometeorology
Keywords: Geotecnologia
Agrometeorologia
Coffee
Geotechnologies
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caracterizacaodeareasbioclimaticas.pdf333,03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace