Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1040935
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: EGUEZ, E. A.
GOOD-GOD, P. I, V.
VISÔTTO, L. E. D.
FONSECA, A. F. A. da
FERRAO, M. A. G.
FERRÃO, R. G.
SOUZA, A. S.
Additional Information: UFV; UFV; UFV; AYMBIRE FRANCISCO A DA FONSECA, SAPC; MARIA AMELIA GAVA FERRAO, SAPC; ROMÁRIO GAVA FERRÃO, INCAPER; UFV.
Title: Influência da posição da estaca no ramo ortotrópico na propagação de dois genótipos de Coffea Canephora Pierre irrigados pelo método de microaspersão por nebulização.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA EM CAFEICULTURA IRRIGADA, 17., 2015, Araguari. Resumo expandido... Araguari: Associação dos Cafeicultores de Araguari, 2015
Language: pt_BR
Keywords: Conilon
IRGA
Description: O uso de mudas de qualidade é fundamental para assegurar a produtividade das lavouras de café conilon. O uso de estacas provenientes de ramos ortotrópicos é a alternativa mais utilizada. Porém, ainda permanecem questões que devem ser investigadas, relativasa o processo de propagação, pois fatores exógenos e endógenos podem limitar a brotação, mesmo quando as condições sejam favoráveis para este processo. Assim, objetivou-se avaliar a produção de mudas e a taxa fotossintética, a partir de estacas provenientes de três diferentes posições no ramo ortotrópico, ápice, meio e base do ramo ortotrópico em dois genótipos de café conilon (12V e 748). Determinou-se a taxa fotossintética líquida (A-?mol CO2m-2s-1) aos 0, 13, 26 e 39 dias após o plantio das estacas (DAP) e o porcentual de estacas enraizadas e de estacas com brotaçãoque emitiram raiz aos 39 DAP. As curvas ajustadas pela equação de regressão não linear para a taxa fotossintética líquida indica um padrão de aclimatação e recuperação durante a produção de mudas. Não houve influência dos fatores genótipo e posição do ramo na fotossíntese. O genótipo 748 e os terços mediano e basaldo ramo ortotrópico apresentaram melhor enraizamento.
Thesagro: Enraizamento
Data Created: 2016-03-15
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Influenciadaposicaodaestaca.pdf238,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace