Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1041078
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, C. A. de
MAGALHÃES, G. M. de O.
SOUZA, P.
PAZ, E. S.
SANTOS, M. R. A. dos
Additional Information: Carolina Augusto de Souza, UNIR; Glaura Mugrabe de Oliveira Magalhães, UNIR; Pricianny Souza, UNIR; Eloísa Santana Paz, UNIR; MAURICIO REGINALDO ALVES DOS SANTOS, CPAF-RO.
Title: Padrão de crescimento de calos friáveis de folhas, entrenó e nó de Capsicum annuum var. annuum cv. iberaba Jalapeño.
Publisher: In: JORNADA CIENTÍFICA CEDSA, 10., 2015, Porto Velho. [Anais...]. Porto Velho: Unir, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Suspensão Celular
Metabólitos Secundários.
Description: O gênero Capsicum pertence à família botânica Solanaceae e é notável para a produção de metabólitos secundários de importância medicinal e econômica. Os métodos in vitro têm sido utilizados com sucesso para a produção em grande escala de metabólitos secundários de plantas. O objetivo deste trabalho foi determinar o padrão de crescimento dos calos, tendo em vista a identificação da fase de desaceleração, quando as células calos devem ser subcultivados para o estabelecimento de suspensões de células e a produção de metabolitos secundários, a partir de folhas, segmentos nodais e internodais, da cultivar C. annuum var. annuum cv. Iberaba Jalapeño. Os explantes foram inoculados num meio suplementado com BAP e 2,4-D sendo 0,5 mg L-1 BAP + 4,0 mg L-1 2,4-D para a explantes foliares e internodais e 0,5 mg L-1 BAP + 2,0 mg L-1 2, 4-D para explantes nodais. Os calos eram de uma coloração esbranquiçada, ou às vezes translúcida e friáveis. Foi determinada a curva de crescimento dos calos, com padrão de crescimento sigmóide, apresentando seis fases distintas: lag, exponencial, linear, desaceleração, estacionária e declínio. A fase de desaceleração iniciada no dia 31 de cultivo de explantes foliares, no dia 26 de explantes internodais, e no dia 29 de explantes nodais.
Thesagro: Curva de Crescimento.
Data Created: 2016-03-15
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
299580215EbookXJornadaCientificaPADRAO.pdf286,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace