Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1047005
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Ocidental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, C. C. de
LOURENÇO, F. de S.
ARCOS, A. M. P.
LOURENCO, J. N. de P.
ALVES, A. S. C.
Additional Information: Caio César de Souza; Francisneide de Sousa Lourenço; Ádria Manuelly Pires Arcos; JOSE NESTOR DE PAULA LOURENCO, CPAA; Ana Suzette Cavalcante Alves.
Title: Soberania alimentar e agroecologia na comunidade São Francisco/Uruá em Autazes/AM.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 9., 2015, Belém, PA. Resumos... Cadernos de Agroecologia, v. 10, n. 3, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Agroalimentar
Complexidade
Monocultivos
Description: O presente trabalho realizado na comunidade São Francisco/Uruá, localizada no município de Autazes ? AM levantou questões sobre alimentação, produção agrícola e soberania alimentar. Considerando a importância dos temas para o fortalecimento da agricultura sustentável na Amazônia, preocupa a adoção de práticas provenientes da agricultura ?moderna? ou agronegócio, como o plantio em monocultivos, técnica essa, que reduz a diversidade na produção nos sistemas agroalimentares dos moradores levando ao aumento de consumo de alimentos industrializados e interferindo na cultura alimentar das populações locais. O método de pesquisa adotado foi o Estudo de Caso e lançou mão de metodologias participativas utilizando ferramentas como questionário semiestruturado, observação participante, conversa informal e relatos de moradores da comunidade. A pesquisa procurou ter uma visão crítica da realidade baseada no estudo da complexidade dos múltiplos casos que a agricultura familiar da Amazônia apresenta.
Data Created: 2016-06-14
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
19477784721PB.pdf634,9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace