Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1047204
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: HENRIQUES, G. S.
HELM, C. V.
BUSATO, A. P.
SIMEONE, M. L. F.
Additional Information: Gilberto Simeone Henriques, UFMG; CRISTIANE VIEIRA HELM, CNPF; Ana Paula Busato, Faculdade Evangélica do Paraná; MARIA LUCIA FERREIRA SIMEONE, CNPMS.
Title: Lipid profile and glycemic response of rats fed on a semi-purified diet supplemented with Agaricus brasiliensis mushroom.
Publisher: Acta Scientiarum. Health Sciences, Maringá, v. 38, n. 1, p. 71-79, Jan./June 2016.
Language: en
Keywords: Agaricus brasiliensis
Lipid profile
Himematsutake.
Description: A busca por hábitos alimentares saudáveis tem incentivado o estudo de novas fontes alimentares. Destacam-se os cogumelos comestíveis, como os do gênero Agaricus. Este trabalho avaliou a influência da ração semi-purificada, suplementada com o cogumelo Agaricus brasiliensis no perfil de lipídios, em ratos. Foi realizado experimento com 28 ratos machos Wistar, em 32 dias. Os animais foram separados em quatro grupos de sete dos quais o primeiro recebeu dieta AIN-93 (CAS), o segundo recebeu dieta AIN-93 adicionada de 1% de colesterol (CAS + COL) e o terceiro e o quarto grupos foram alimentados com dieta AIN-93 suplementada com cogumelos sem (COG) e com (COG + COL) adição de colesterol a 1%, respectivamente. No 32.º dia, amostras foram coletadas para análises de colesterol, triglicerídeos, colesterol hepático da gordura hepática. O estudo mostrou que Agaricus brasiliensis influenciou o perfil lipídico, diminuindo o colesterol total (-16%) e os triglicérides (- 26,9%), além de aumentar o HDL (+ 60,2%). É possível afirmar que nutrientes contidos em Agaricus brasiliensis são moduladores do perfil lipídico de ratos, diminuindo a deposição de lipídios hepáticos e aumentando a sua eliminação fecal. A curva glicêmica mostrou declínio significativo entre quinze e sessenta minutos em ratos alimentados com dieta contendo o cogumelo.
Thesagro: Cogumelo comestível
Nutrição humana
Alimentação
Colesterol
NAL Thesaurus: Agaricus
Mushrooms
Human nutrition.
Data Created: 2016-06-16
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016C.HelmASLipidprofile.pdf432,58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace