Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1047438
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: MENEZES, B. P. de
RODRIGUES, L. S.
LOURENÇO JUNIOR, J. de B.
SILVA, A. G. M. e
ANDRADE, S. J. T. de
SILVA, J. A. R. da
FATURI, C.
GARCIA, A. R.
NAHUM, B. de S.
BARBOSA, A. V. C.
BUDEL, J. C. de C.
ARAUJO, G. S.
Additional Information: Bruno Peres de Menezes, UFPA; Laurena Silva Rodrigues, UFPA; José de Brito Lourenço Júnior, UEPA; André Guimarães Maciel e Silva, UFPA; Stefano Juliano Tavares de Andrade, UFPA; Jamile Andréa Rodrigues da Silva, UFRA; Cristian Faturi, UFRA; ALEXANDRE ROSSETTO GARCIA, CPPSE; BENJAMIM DE SOUZA NAHUM, CPATU; Antônio Vinicius Corrêa Barbosa, UFRA; Juliana Cristina de Castro Budel, UFPA; Geisielly Sousa Araújo, UFPA.
Title: Intake, digestibility, and nitrogen balance of rations containing different levels of murumuru meal in sheep diets.
Publisher: Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 37, n. 1, p. 415-428, jan./fev. 2016.
Language: en
Keywords: Ruminantes
Subproduto agroindustrial
Suplementação alimentar
Description: A pesquisa objetivou estudar o potencial de utilização da torta de murumuru (Astrocaryum murumuru var. murumuru, M art.) (TM) em dietas de ovinos, em substituição à gramínea Mombaça (Panicum maximum Jacq) com teores crescentes. Realizou-se ensaio metabólico, com 20 ovinos machos, castrados, na Embrapa Amazônia Oriental, Belém, Pará, durante 26 dias. O delineamento foi inteiramente casualizado, em cinco dietas e quatros repetições. TM0: 100% de gramínea; TM10: 10% de TM e 90% de gramínea; TM20: 20% de TM e 80% de gramínea; TM40: 40% de TM e 60% de gramínea e TM60: 60% de TM e 40% de gramínea. Foram avaliados o consumo e o coeciente de digestibilidade aparente da matéria seca (CMS e CDMS), matéria orgânica (CMO e CDMO), proteína bruta (CPB e CDPB), bra em detergente neutro (CFDN e CDFDN), bra em detergente ácido (CFDA e CDFDA), extrato etéreo (CEE e CDEE), celulose (CCEL e CDCEL), hemicelulose (CHEM e CDHEM) e balanço de nitrogênio (BN) das dietas experimentais. O CMS, CMO, CMM, CPB, CFDN e CFDA apresentaram efeito linear decrescente em função dos teores de substituição da gramínea Mombaça por TM na dieta. O CEE e o CLIG apresentaram efeitos quadráticos em função dos teores de substituição da TM na dieta. O CDMS, CDMO e CDHEM tiveram efeitos lineares crescentes, entre TM0 e TM60. O CDEE, CDFDN, CDFDA e CDCEL apresentaram efeito quadrático, com teores de substituição ótimos de 56,65%, 41%, 31,33% e 27,46%, respectivamente. O balanço de nitrogênio apresentou efeito linear negativo no intervalo de inclusão de 0% a 60% de torta. Conclui-se que a torta de murumuru constitui alternativa para a suplementação alimentar de ruminantes, em substituição à gramínea Mombaça, pois proporciona aumento na digestibilidade dos nutrientes por ovinos. Entretanto, deve-se respeitar um limite de inclusão, considerando-se que a partir de 27,46%, 31,33%, 41% e 56,65% de substituição ocorrem decréscimos, respectivamente da CDCEL, CDFDA, CDFDN e CDEE, embora não ocorra valor negativo para o balanço de nitrogênio.
NAL Thesaurus: Amazonia
Data Created: 2016-06-20
ISSN: 1679-0359
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MENEZESetal2016ConsumoDigestibilidadeeBalancodeNitrogenioemDietascomTortadeMurumuru.pdf244,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace