Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1047910
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: ALMEIDA, C. A. de
COUTINHO, A. C.
ESQUERDO, J. C. D. M.
ADAMI, M.
VENTURIERI, A.
DINIZ, C. G.
DESSAY, N.
DURIEUX, L.
GOMES, A. R.
Additional Information: Cláudio Aparecido de ALMEIDA, INPE; ALEXANDRE CAMARGO COUTINHO, CNPTIA; JULIO CESAR DALLA MORA ESQUERDO, CNPTIA; Marcos ADAMI, INPE; ADRIANO VENTURIERI, CPATU; Cesar Guerreiro DINIZ, INPE; Nadine DESSAY, Institut de Recherche pour le Développement (IRD); Laurent DURIEUX, Institut de Recherche pour le Développement (IRD); Alessandra Rodrigues GOMES, INPE.
Title: High spatial resolution land use and land cover mapping of the Brazilian Legal Amazon in 2008 using Landsat-5/TM and MODIS data.
Publisher: Acta Amazonica, Manaus, v. 46, n. 3, p. 291-302, set. 2016.
Language: en
Keywords: Desflorestamento Tropical
TerraClass
Processamento de Imagens.
Description: Entender o padrão espacial do uso e cobertura da terra é essencial para estudos de biodiversidade, mudanças climáticas e modelagem ambiental, bem como para concepção e acompanhamento de políticas direcionadas ao uso da terra. O objetivo deste estudo foi criar um mapa detalhado do uso e cobertura da terra para a porção desflorestada da Amazônia Legal Brasileira, até 2008. Dados de desflorestamento e uso foram mapeados usando imagens Landsat-5/TM analisadas com técnicas como modelo linear de mistura espectral, fatiamento e interpretação visual, auxiliados por informações temporais de NDVI extraídas de série temporal de dados MODIS. O resultado deste estudo é um mapa de uso e cobertura da terra com alta resolução espacial para toda Amazônia Legal Brasileira, para o ano de 2008, e os respectivos percentuais da área ocupada por diferentes classes de uso da terra. O resultado mostrou que, quatro classes de pastagens cobrem 62% da área desflorestada da Amazônia Legal Brasileira, seguida pela vegetação secundária com 21%. A área ocupada pela agricultura anual cobriu menos de 5% das áreas desflorestadas; as áreas restantes estavam distribuídas em outras seis classes de uso da terra. Os mapas gerados por este projeto, chamado TerraClass, estão disponíveis no site do INPE (http://www.inpe.br/cra/projetos_pesquisas/terraclass2008.php).
Thesagro: Sensoriamento Remoto.
Data Created: 2016-06-27
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TerraclassAA20150550.pdf8,22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace