Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1048577
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SANTOS, W. dos
ARAÚJO, E. G.
SOUZA, D. C. L.
SILVA, J. R. da
RECCO, C. R. S. B.
MORAES, M. L. T. de
AGUIAR, A. V. de
Additional Information: Wanderley dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho; Elton Gean Araújo, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho; Danilla Cristina Lemos Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho; Janaína Rodrigues da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho; Camila Regina Silva Baleroni Recco, Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina; Mário Luiz Teixeira de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho; ANANDA VIRGINIA DE AGUIAR, CNPF.
Title: Divergência genética entre progênies de polinização aberta de Pinus caribaea var. hondurensis a partir de caracteres quantitativos.
Publisher: Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 36, n. 86, p. 127-133, abr./jun. 2016.
Language: pt_BR
Keywords: Melhoramento genético
Distância generalizada de Mahalanobis
Otimização de Tocher
Generalized Mahalanobis distance
Tocher optimization
Pinus caribaea var hondurensis.
Description: Este trabalho foi realizado com o objetivo de estimar a divergência genética entre progênies de Pinus caribaea var. hondurensis, por meio de caracteres quantitativos. O experimento foi instalado em delineamento látice 10 x 10, triplo, com 100 tratamentos (96 progênies oriundas de polinização aberta de um pomar clonal da espécie e quatro testemunhas). Foram avaliados os caracteres: diâmetro a 1,30 m do solo, altura total de planta, volume cilíndrico, produção de resina total e resina por área de painel. Utilizou-se a distância generalizada de Mahalanobis (D2) e o método de otimização de Tocher. A maior distância genética observada entre as progênies foi de 100% (D2 = 65,51) e a menor foi de 0,09% (D2 = 0,15). O caractere volume foi o que mais contribuiu para a divergência genética entre os grupos avaliados. O agrupamento a partir do método de otimização de Tocher possibilitou a separação das progênies em quatro grupos, com concentração de 96,9% das progênies em um único grupo. Para que estas progênies possam ser incluídas em programas de melhoramento genético para produção de resina e madeira, cruzamentos controlados deverão ser priorizados entre indivíduos mais produtivos, que apresentaram maior divergência genética.
Thesagro: Melhoramento vegetal
Progênie
NAL Thesaurus: Plant breeding
Progeny.
Data Created: 2016-07-11
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
920140001PB.pdf478,59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace