Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1049583
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SILVA, M. A. S. da
SANTOS, A. V.
DOMPIERI, M. H. G.
MEDEIROS, S. dos S.
ALMEIDA, M. R. M. de
Additional Information: MARCOS AURELIO SANTOS DA SILVA, CPATC; ANDREIA VIEIRA SANTOS, CPATC; MARCIA HELENA GALINA DOMPIERI, CPATC; SONISE DOS SANTOS MEDEIROS, CPATC; MARCIO ROGERS MELO DE ALMEIDA, CPATC.
Title: Análise exploratória de simulações sociais computacionais por meio de estatística multivariada e mapas auto-organizáveis.
Publisher: Scientia Plena, Aracaju, v. 12, n. 7, 2016.
Language: pt_BR
Keywords: Teoria social
Sistema socioterritorial
Description: Visando oferecer subsídios para a avaliação do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Desenvolvimento Agrário este trabalho teve como objetivo a aplicação da análise de componentes principais, da análise de agrupamentos pelo método hierárquico aglomerativo e da rede neural do tipo Mapa Auto-Organizável de Kohonen na análise exploratória de resultados de simulações sociais computacionais do sistema socioterritorial ?Território Rural Sul "sergipano?. A metodologia basea-se na Sociologia da Ação Organizada e no método Soclab. As análises estatísticas mostraram que o sistema socioterritorial em questão tem estrutura simples e determinística, ou seja, apresenta um jogo social cooperativo com forte tendência à estabilidade mesmo com situações de interesses divergentes. A análise neural permitiu a caracterização das situações atípicas quando ocorrem a estabilidade do sistema social.
Data Created: 2016-07-26
ISSN: 1818-2793
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Analiseexploratoria.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace