Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1053068
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDUTRA, S.
dc.contributor.authorQUEIROZ, W. T. de
dc.contributor.authorSILVA, M. F. F. da
dc.contributor.authorVIEIRA, I. C. G.
dc.date.accessioned2018-02-22T00:37:15Z-
dc.date.available2018-02-22T00:37:15Z-
dc.date.created2016-09-19
dc.date.issued2005
dc.identifier.citationRevista de Ciências Agrárias, n. 44, p. 65-78, jul./dez. 2005.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1053068-
dc.descriptionO trabalho teve como objetivo classificar as espécies componentes das comunidades de invasoras em grupos homogêneos visando estabelecer estratégias de manejo e controle dessas espécies em ecossistemas de pastagens cultivadas regionais. Foram realizadas 36 amostragens sistemáticas em ecossistemas de pastagens de Brachiaria humidicola e Brachiaria brizantha durante o ano de 1999, períodos chuvoso e seco, em fazendas representativas das regiões de Castanhal, Terra Alta e Paragominas. Foram avaliadas a composição florística e estimados os parâmetros fitossociológicos das comunidades de invasoras. Utilizaram-se metodologias multivariadas de ordenamento-analise de agrupamento-analise discriminante, em forma seqüencial, para a classificação multivariadas das comunidades estudadas. Os procedimentos de análise multivariada foram efetuados utilizando-se o sistema SAS. Os resultados encontrados permitem formular os seguintes padrões de arranjo fitossociológicos de espécies invasoras: grupo I, constituído por espécies de alta importância fitossociológica, com altas freqüências, dominâncias e densidades, padrão de distribuição espacial agrupado, em geral de ciclo perene, hábito de crescimento arbustivo e subarbustivo, consistência lenhosa, reprodução por sementes e brotações de tocos e raízes, apresentando elevada importância em termos de manejo e controle; grupo II, formado por espécies de média importância fitossociológica, em geral de ciclo anual e perene, hábito de crescimento subarbustivo, consistência herbácea e lenhosa, reprodução por sementes e brotações de tocos e raízes, apresentando media importância em termos de manejo e controle; e grupo HI, constituído por espécies classificadas em outros grupos homogêneos, apresentando respostas fitossociológicas menos significativas, padrão de distribuição espacial aleatório e uniforme, em geral com menor importância em termos de manejo e controle nos ecossistemas estudados.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPlanta invasora
dc.subjectAnálise fitossociológica
dc.subjectAnálise multivariada
dc.subjectControle
dc.titleClassificação multivariada de comunidades de plantas invasoras em ecossistemas de pastagens cultivadas na região Nordeste paraense.
dc.typeArtigo de periódico
dc.date.updated2018-02-22T00:37:15Zpt_BR
dc.subject.thesagroManejopt_BR
riaa.ainfo.id1053068
riaa.ainfo.lastupdate2018-02-21
dc.contributor.institutionSATURNINO DUTRA, CPATU; WALDENEI TRAVASSOS DE QUEIROZ, UFRA; MANOELA FERREIRA FERNANDES DA SILVA, MPEG; IMA CÉLIA GUIMARÃES VIEIRA, MPEG.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
N442.pdf3.88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace