Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1053456
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ASSIS, G. M. L. de
MIQUELONI, D. P.
CLEMENCIO, R. de M.
AZEVEDO, H. N. de
Additional Information: GISELLE MARIANO LESSA DE ASSIS, CPAF-Acre; Daniela Popim Miqueloni, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, UFAC.; RAFAEL DE MELO CLEMENCIO, CPAF-Acre; Hermeson Nunes de Azevedo, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, UFAC.
Title: Seleção massal em amendoim forrageiro com foco no vigor de plantas, tamanho e produtividade de sementes.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 26., 2016, Santa Maria, RS. Cinquenta anos de Zootecnia no Brasil: anais. Santa Maria, RS: SBZ, 2016.
Pages: 3 p.
Language: pt_BR
Keywords: Amendoim forrageiro
Cultivares
BRS Mandobi.
Description: O amendoim forrageiro (Arachis pintoi) é uma leguminosa de grande interesse para a pecuária nacional, porém sua utilização no Brasil vem sendo limitada pelo alto preço e baixa oferta das sementes no mercado. Cultivares com maior produtividade e/ou maior densidade de sementes podem contribuir para mitigar esse problema. Este estudo teve como objetivo realizar seleção massal em A. pintoi cv. BRS Mandobi, visando identificar plantas com elevado vigor, alta produtividade de sementes e variabilidade para tamanho de semente. Em 2012, foram estabelecidas 615 parcelas com plantas individuais a partir de sementes pequenas. Primeiramente, foram selecionadas 149 plantas com base na avaliação visual do vigor e comprimento dos estolões, as quais tiveram suas sementes colhidas em 2014, para determinação da produtividade, tamanho e peso de 100 sementes. Foram obtidas estatísticas descritivas, coeficientes de correlação e foram estabelecidos grupos pelo método de otimização de Tocher. Houve variação para produtividade e peso de 100 sementes, com médias de 1.547,6 kg ha-1 e 13,5 g e amplitudes de 3.513,70 kg ha-1 e 12,6 g, respectivamente. Foram formados 14 grupos divergentes, o que possibilitou a seleção de 30 genótipos oriundos de 6 grupos, com variabilidade para produção e tamanho das sementes, viabilizando a condução futura de novos ciclos de seleção e estimação de parâmetros genéticos.
Thesagro: Leguminosa Forrageira
Pastagem
Produtividade
Semente.
Seleção Massal
NAL Thesaurus: Arachis pintoi.
Data Created: 2016-09-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
26124.pdf657,05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace