Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1053948
Título: Influência do nitrato de prata em meios de cultura sob diferentes temperaturas de incubação na conservação in vitro de mandioca (Manhiot esculenta).
Autoria: REZENDE, M. E. de
CARDOSO, L. D.
LUZ, T. C. de L. A.
MATSUMOTO, K.
Afiliação: MARIA ELVIRA DE REZENDE, SIQ; LUCIENE DIONIZIO CARDOSO, Cenargen; TAMILLYS CIENTIELLY DE L A LUZ, CNPAF; KAZUMITSU MATSUMOTO, Cenargen.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORICULTURA E PLANTAS ORNAMENTAIS, 20.; CONGRESSO BRASILEIRO DE CULTURA DE TECIDOS DE PLANTAS, 7., 2015, Piracicaba. Resumos... [S.l.]:Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais, 2015. Resumo 291.
Conteúdo: O trabalho teve por objetivo avaliar a influência de nitrato de prata (0, 1, 3 e 10 mgL-1) e meios de cultura (MD e MS) no crescimento de acessos de mandioca, quando submetidos a duas condições de temperaturas de incubação (7 e 20 °C). Segmentos nodais de sete acessos de mandioca, provenientes da Coleção In Vitro de Germoplasmas Vegetais da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, foram inoculados e mantidos em sala de crescimento com temperatura ajustada para 25 °C. Um mês após cultivo, metade do experimento, contendo todos os tratamentos, foi transferida para 7°C e, a outra parte foi incubada a 20 °C. As avaliações foram realizadas após um mês, três e seis meses da inoculação dos explantes. Aos seis meses de cultivo, observou-se que os acessos mantidos a 20 °C, inoculados em meios contendo nitrato de prata, apresentaram reduções em altura de plântulas, número de nós, número de raízes, comprimento de raiz e número de brotos formados. A concentração de 1 mgL-1 de AgNO3 adicionada aos meios de cultura (MD ou MS) foi satisfatória para promover o crescimento mínimo dos acessos. Entretanto, as plântulas de mandioca não sobreviveram quando submetidas a 7 °C, independentemente do tratamento utilizado.
Thesagro: Cultura de tecido
Palavras-chave: AgNO3
Crescimento lento
Inibidor de etileno
Murashige e Skoog
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CENARGEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ResumoCBFPO-291.pdf222,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace