Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1054802
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTOS, R. R. dos
CARVALHO, J. R. de S.
SOUZA, A. V. de
BASTOS, D. C.
Additional Information: RAFAELA RIBEIRO DOS SANTOS, Bolsista CNPq; JACKSON RAFAEL DE SÁ CARVALHO, Estagiário da Embrapa Semiárido; ANA VALERIA VIEIRA DE SOUZA, CPATSA; DEBORA COSTA BASTOS, CPATSA.
Title: Diferentes concentrações de ácido indol butírico no enraizamento de estacas de marmeleiro (Croton blanchetianus).
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 11., 2016, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2016.
Pages: p. 137-141.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 271).
Language: pt_BR
Keywords: Estaquia
Croton blanchetianus
Ácido indol butírico
AIB
Propagação
Marmeleiro
Planta nativa
Natural resource.
Description: Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes concentrações de ácido indol butírico (AIB) no enraizamento de estacas de marmeleiro. O experimento foi realizado no Laboratório de Biotecnologia e no viveiro de mudas da Embrapa Semiárido utilizando-se estacas sub apicais com 20 cm de comprimento, coletadas no Município de Petrolina, PE. As estacas foram imersas em solução de AIB nas concentrações de 2.000 mg.L-1, 4.000 mg.L-1, 6.000 mg.L- 1 e 8.000 mg.L-1, por 1 minuto (imersão rápida). A ausência de AIB foi usada como tratamento controle. As estacas foram plantadas em tubetes contendo substrato comercial para mudas, mantidas em viveiro telado e irrigadas diariamente por um período de 90 dias. Depois, foi realizada a avaliação do número de brotos por estaca (NBE), porcentagem de estacas enraizadas (PEE), número de raíz por estaca (NRE), número de folhas por broto (NFB), porcentagem de estacas mortas (PEM), biomassa fresca (BF) e biomassa seca (BS) das estacas. Concluiu-se que, para a obtenção de maior porcentagem de estacas enraizadas e do número de raízes por estacas, deve-se utilizar estacas subapicais imersas na concentração de 8.000 mg.L-1 de AIB por 1 minuto. Entretanto, novos estudos sobre propagação do marmeleiro por estaquia devem ser realizados.
Thesagro: Planta medicinal
Caatinga
Auxina.
Data Created: 2016-10-17
ISSN: 1808-9992
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PDF19..pdf91,11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace