Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1056005
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: MENEZES, A. J. E. A. de
HOMMA, A. K. O.
SANTOS, J. C. dos
REBELLO, F. K.
COSTA, D. H. M.
SENA, A. L. dos S.
GOMES JUNIOR, R. A.
MONTEIRO, K. F. G.
MATOS, G. B. de
MOTA JÚNIOR, K. J. A. da
Additional Information: ANTONIO JOSE ELIAS A DE MENEZES, CPATU; ALFREDO KINGO OYAMA HOMMA, CPATU; JAIR CARVALHO DOS SANTOS, CPATU; Fabrício Khoury Rebello, UFRA; Dulce Helena Martins Costa, BASA; ANA LAURA DOS SANTOS SENA, CPATU; RUI ALBERTO GOMES JUNIOR, CPATU; Kátia Fernanda Garcez Monteiro, SEDUC; GRIMOALDO BANDEIRA DE MATOS, CPATU; Keppler João Assis da Mota Júnior, SUDAM.
Title: Caracterização socioeconômica de pequenos produtores de dendezeiro: o caso da comunidade de Arauaí, município de Moju, Pará.
Publisher: Amazônia: Ciência e Desenvolvimento, Belém, PA, v. 11, n. 21, jul./dez. 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Dendezeiro
Palma de óleo
Socioeconomia
Pará.
Description: Com cerca de 187 mil ha de área plantada com dendezeiro, o estado do Pará responde por mais de 83% da produção nacional de óleo de dendê. A partir de 2002, visando inserir os pequenos produtores nesta atividade, iniciou-se uma experiência pioneira de integração desse segmento com empresa privada de reconhecida expertise na produção e beneficiamento industrial do dendê. Neste estudo, a partir de dados primários levantados junto a pequenos produtores da Comunidade do Arauaí, no município de Moju (PA), apresentam-se os efeitos socioeconômicos e ambientais do programa de investimentos realizado nos plantios integrados com a Agropalma, especificamente, em relação à renda e a qualidade de vida dos produtores envolvidos. Os resultados encontrados evidenciam um forte grau de satisfação dos produtores com a experiência adotada a partir desse sistema de produção integrado. Constatou-se, ainda, melhoria no padrão de posse de bens duráveis dos pequenos produtores que cultivam o dendezeiro em relação ao passado e os que não cultivam ao redor. O cultivo do dendezeiro pelos pequenos produtores da amostra estudada indica sustentabilidade econômica proporcionando renda satisfatória para garantir o bem-estar de suas famílias.
Thesagro: Pequeno Produtor.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Data Created: 2016-11-08
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigodenderevamazrevisadoautores9set2015.pdf119,64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace