Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1056113
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LOPES, P. R. C.
OLIVEIRA, I. V. DE M.
MATOS, R. R. S. DA SILVA
CAVALCANTE, L. F. C.
GOMES, G. DA S.
Additional Information: PAULO ROBERTO COELHO LOPES, CPATSA; INEZ VILAR DE MORAIS OLIVEIRA, DOUTORA EM PRODUÇÃO VEGETAL; RAISSA RACHEL SALUSTRIANO DA SILVA MATOS, UFMA; LOURIVAL FERREIRA CAVALCANTE, UFPB; GILVANETE DA SILVA GOMES, UPE.
Title: Cianamida hidrogenada na produção de frutos de caquizeiro em clima semiárido.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 24., 2016, São Luis. Fruticultura: fruteiras nativas e sustentabilidade. São Luis, MA: SBF, 2016.
Language: pt_BR
Keywords: Caquizeiro
Rama Forte Tardio
Cianamida hidrogenada
Vale do São Francisco
Tropical fuit.
Kaki
Production
Quality
Description: A produção mundial de caqui foi de 4.637.357 toneladas em 2013, tendo o Brasil contribuído com 173.169 toneladas da fruta, produção que o posiciona como quarto maior produtor mundial, superado pela China, Coréia do Sul e Japão (FAO, 2015). Para Fachinello et al. (2011) a cultura do caquizeiro apresenta viabilidade econômica para o setor de frutícola no Brasil por evidenciar destaque no mercado nacional, devido a possibilidade de obtenção de boa produtividade, com reduzido emprego de insumos, pela boa adaptabilidade a diferentes condições climáticas e possibilidade de exportação. Nesse contexto, estudos fenológicos e fisiológicos com cultivares de macieiras e pereiras, também originadas de clima temperado têm demonstrado bom desempenho agronômico no Vale do São Francisco. Dessa forma, há subsídios para que o caquizeiro represente uma possibilidade de produção em condição semiárida tropical de elevada temperatura e taxa evapotranspirativa e baixa umidade relativa do ar. Para desencadear essa sequência de estádios fonológicos do caquizeiro, há necessidade de se quebrar a dormência das gemas, técnica que pode ser um fator limitante, pois para o crescimento adequado da cultura são necessárias 504 h de frio, com temperatura abaixo de 7,2°C para a quebra da dormência (AYUB et al., 2009; FAQUIM et al., 2007). Assim, o presente trabalho teve como objetivo caracterizar a produtividade e a qualidade de frutos de caquizeiros ?Rama Forte Tardio? tratados com cianamida hidrogenada, no Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco
Thesagro: Caqui
Produção
Produtividade
Qualidade
Data Created: 2016-11-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho12131.pdf121,23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace