Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1056513
Título: Papel das macrófitas aquáticas na sucessão ecológica em sistemas fluvio-lacustres do Pantanal: Lago Uberaba.
Autoria: LO, E. L.
SILVA, A.
BERGIER, I.
MCGLUE, M. M.
SILVA, B. L. de
SILVA, A. P. S.
PEREIRA, L. E. P.
MACEDO, H. de A.
ASSINE, M. L.
SILVA, E. R. dos S. da
Afiliação: EDWARD L. LO, University of Kentucky; AGUINALDO SILVA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS - CPAN; IVAN BERGIER TAVARES DE LIMA, CPAP; MICHAEL M. MCGLUE, University of Kentucky; BEATRIZ LIMA DE PAULA SILVA, University of Kentucky; ANA PAULA SOUZA SILVA, Estagiária Embrapa Pantanal; LUCIANA E. PEREIRA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS-CPAN; HUDSON DE AZEVEDO MACEDO, Universidade Estadual Paulista; MARIO LUIS ASSINE, Universidade Estadual Paulista; EDSON RODRIGO DOS SANTOS DA SILVA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS-CPAN.
Ano de publicação: 2016
Referência: In: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 6., 2016, Cuiabá, MT. Anais... São José dos Campos: INPE, 2016. p. 224-233.
Conteúdo: As macrófitas aquáticas são importantes componentes do ecossistema úmido que podem promover mudanças e a evolução de paisagens naturais. Os sistemas de informação geográficas ou SIGs auxiliam na identificação de áreas com mudança na cobertura vegetal em planícies inundáveis do Pantanal. O foco deste estudo foi determinar o papel das macrófitas aquáticas flutuantes nas margens do Lago Uberaba situado em um sistema fluvial. O mapeamento temático em imagens georreferenciadas do satélite Landsat no período seco revelou um decréscimo de 21,4% da área de água aberta do lago ao longo de 30 anos (-4,7 km2 /ano). Entretanto, pouca correlação foi encontrada entre a área de água aberta do lago e a cota do rio Paraguai nesse período. A taxa de crescimento da cobertura de macrófitas no lago foi de 1,4 km2 /ano. Os dados sugerem que o crescimento das macrófitas independe da quantidade de chuva e da vazão de água na região. As áreas classificadas como terrestres também tiveram aumento. Para explicar as observações satelitárias históricas, buscou-se inserir nesse contexto o processo de sucessão ecológica vegetal. Nesse processo, plantas r-estrategistas (predomínio aquático) dão lugar a plantas k-estrategistas (predomínio terrestre) em direção ao clímax. Estudos adicionais no Lago Uberaba e outros análogos serão necessários para melhor avaliar essa hipótese formulada para descrever a evolução de processos geomorfológicos dinâmicos na planície de inundação do Pantanal.
Thesagro: Alga
Planta aquatica
Eichhornia Crassipes
NAL Thesaurus: Algae
Palavras-chave: Lago Uberaba
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bergier.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace