Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1056607
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ANDRADE, D. D. de
SILVA, J. dos S. V. da
FIGUEIREDO, V. A. de
CASTRO, E. C. de
Additional Information: DANIEL DIAS DE ANDRADE; JOÃO DOS SANTOS VILA DA SILVA, CNPTIA; VERA APARECIDA DE FIGUEIREDO; ELISA CALHAU DE CASTRO.
Title: Análise geoespacial das ocorrências de feições erosivas nos planaltos e depressões da faixa norte da bacia do Alto Paraguai.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 6., 2016, Cuiabá. Anais... São José dos Campos: INPE; Brasília, DF: Embrapa, 2016.
Pages: p. 337-344.
Language: pt_BR
Notes: GeoPantanal 2016.
Keywords: Processos erosivos
Padrões de frequência
Distribuição de pontos
Erosion processes
Patterns of frequency
Distribution of points.
Description: Resumo. O transporte de sedimentos das partes mais elevadas da bacia hidrográfica do Alto Paraguai em direção aos terrenos pantaneiros não é um fenômeno moderno, tendo sido estudado com base em perspectivas relacionadas aos períodos mais remotos de formação da bacia. As características naturais podem contribuir para a erosão potencial das encostas e para os desequilíbrios ambientais das bacias hidrográficas e, na maioria das vezes, iniciam os desequilíbrios que serão agravados pelas atividades humanas. A presença de assimetria no diagrama de frequência de uma variável é um fato valioso, e pode indicar irregularidade na ocorrência de eventos ou agregação de eventos em locais preferenciais. Desta forma, este trabalho tem o objetivo de demonstrar o uso em Sistemas de Informações Geográficas (SIG) de análises estatísticas baseadas em padrões de frequência e de distribuição de pontos, por meio de um recorte do mapeamento dos aspectos geotécnicos realizado para o Estado do Mato Grosso, geradas para toda a área de planaltos e depressões da bacia do Alto Paraguai e para as suas unidades internas de bacias de drenagem. Na grande maioria dos recortes utilizados na análise, os valores indicaram que é nula a possibilidade de que os padrões de distribuição das ocorrências erosivas tenham sido resultado do acaso, e o padrão agregado apresentado pode tender a atrair novos pontos, facilitando a transmissão das qualidades das amostras entre si, favorecida pela proximidade entre elas.
NAL Thesaurus: Pantanal.
Data Created: 2016-11-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GeopantanalAndradep337.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace