Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1057722
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MACIEL, A. R. N. A.
OLIVEIRA, M. do S. P. de
SOUSA, T. S.
Additional Information: Alynne Regina Nazaré Alves Maciel, GRADUANDA UFRA; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU; Taiane Silva Sousa, GRADUANDA UFRA.
Title: Divergência genética entre populações de Oenocarpus bacaba de diferentes locais do Pará para caracteres de frutos.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE FRUTICULTURA SUSTENTÁVEL NO NORDESTE PARAENSE, 2., 2016, Tomé-Açu. Anais... Tomé-Açu: UFRA, 2016.
Pages: p. 44-46.
Language: pt_BR
Keywords: Bacabão
Análise multivariada.
Description: Quantificou-se a divergência genética de populações Oenocarpus bacaba de diferentes municípios paraenses. Foram coletados cachos maduros de 45 indivíduos de O. bacaba, sendo 25 de Terra Santa,18 de Baião e 2 de Marabá. De cada cacho foram retirados ao acaso 10 frutos para a avaliação de nove caracteres. As médias foram submetidas a análise multivariada pela distância euclidiana, e agrupadas por dois métodos. A distância média entre as populações foi de 1,40, variando de 1,16 a 1,69 (Terra Santa e Baião), e formaram dois grupos. As populações de O. bacaba de Terra santa, Baião e Marabá, são divergentes para caracteres de frutos, especialmente para peso das sementes, espessura da amêndoa e espessura da polpa, e formam dois grupos distintos.
Thesagro: Manejo.
NAL Thesaurus: Arecaceae.
Data Created: 2016-12-02
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
p44.pdf870,99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace