Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1058331
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTOS, I. L. A.
BARBOSA, T. de F. G.
GAVA, C. A. T.
SIMOES, W. L.
PARANHOS, B. A. J.
Additional Information: ÍTALA LAYANE ALVES SANTOS, UPE; THALITA DE FREITAS GOMES BARBOSA, UPE; CARLOS ALBERTO TUAO GAVA, CPATSA; WELSON LIMA SIMOES, CPATSA; BEATRIZ AGUIAR GIORDANO PARANHOS, CPATSA.
Title: Emergência de Ceratitis capitata (Wiedemann) após a aplicação de conídios de Beauveria bassiana (Balsam) Vuillemin e Metarhizium anisopliae Sorokin no solo.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 26.; CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA, 9., 2016, Maceió. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2016.
Language: pt_BR
Keywords: Mosca-do-mediterrâneo
Vale do São Francisco
Mosca-das-frutas.
Description: A mosca-do-mediterrâneo Ceratitis capitata é uma das principais pragas da fruticultura mundial e tem causados perdas consideráveis no Vale do São Francisco, tanto por danos diretos e indiretos quanto pelo aumento do custo de produção causado pela aplicação de medidas de controle. Durante a fase de pupas, que se passa no solo, C. capitata se encontra protegida da aplicação de inseticidas para seu controle. Como forma de encontrar mais uma alternativa a ser no MIP desta praga, neste trabalho avaliou-se a aplicação de conídios de isolados de B. bassiana LCB62 e M. anisopliae LCB255 em colunas de solo para verificação da eficiência de controle de pupas de C. capitata . Foram construídas colunas de 0,3 x 0,1m em PVC, preenchidas com horizonte superficial de um Latossolo Vermelho-Amarelo de textura arenosa e de um Vertissolo, com textura argilosa. Nas colunas foram aplicadas suspensões de 108 conídios mL-1 utilizando-se um simulador de irrigação por gotejamento. Após 24 horas foram coletadas amostras de solo em diferentes profundidades (0, 2, 4, 8, 12, 16 e 20 cm) realizando-se a contagem de propágulos viáveis para análise da distribuição dos conídios em profundidade. A seguir, 20 larvas em estágio final do terceiro instar foram colocadas à superfície do solo e migraram nas colunas. A partir dos resultados obtidos verificou-se haver interação significativa da textura do solo e das espécies de fungos utilizadas. B.bassiana deslocou-se mais facilmente em ambos os solos, porém alcançou maiores densidades de propágulos à profundidade de 12 cm no LVA de textura arenosa. M. anisopliae apresentou o menor deslocamento de conídios no Vertissolo argiloso. Não houve efeito significativo sobre a mortalidade total ou confirmada, demonstrando que em ambos os casos a densidade de propágulos infectivos dos fungos nas profundidades permitiu a infecção das larvas e pupas, alcançando, em média, mortalidade d e 70% dos insetos.
Thesagro: Inseto
Praga
Controle biológico
Solo
Ceratitis Capitata
Controle Microbiano.
NAL Thesaurus: Biological control
Data Created: 2016-12-09
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pARANHOS.pdf20,24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace