Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1058924
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, A. H. M.
ADAMI, M.
MARTORANO, L. G.
Additional Information: Afonso Henrique Moraes Oliveira, GRADUANDO UFRA; Marcos Adami, INPE; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU.
Title: Análise da vulnerabilidade e integridade dos ecossistemas e agroecossistemas com auxílio de sensoriamento remoto no município de Belterra - PA.
Publisher: In: ENCONTRO AMAZÔNICO DE AGRÁRIAS, 8., 2016, Belém, PA. Anais... Belém, PA: [s.n.], 2016.
Pages: p. 8-17.
Language: pt_BR
Notes: Livro X - Meio ambiente.
Keywords: Baixo amazonas
Fronteira agropecuária
Pressões antrópicas
Description: O Estado do Pará foi o estado que mais desflorestou no ano de 2013 segundo os resultados do Projeto PRODES. O município de Belterra foi escolhido, devido o grande potencial para expansão agropecuária e por ser um dos maiores polos graneleiros do estado. Nesse sentido, entender como se desenvolveu esse processo; quais os usos ocuparam as áreas de floresta; quais foram às transições mais significativas, quais sãos as classes mais vulneráveis a mudança bem como quais as mais suscetíveis e ela, são importantes para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar a dinâmica de mudança de uso da terra no município de Belterra-PA, utilizando os dados TerraClass e se baseando na matriz de transição para os anos de 2004 a 2012. Verificou-se que áreas de Floresta têm sofrido perdas substanciais, sobre tudo para os sistemas de produção tradicional na Amazônia, Pecuária e Agricultura, necessariamente nesta ordem, e apresenta-se como a classe mais vulnerável a perda e mudança de uso e cobertura. Constatou-se que a agricultura mecanizada apresentou aumentos significativos em detrimento das áreas de pastagem principalmente, também é a classe com os maiores valores de integridade e menor suscetibilidade e ceder espaço ou mudar de local. Conclui-se que a pastagem extensiva configurou-se como um dos principais mecanismos de desmatamento na região, ocupando considerável parte do município e impulsionando a perda de integridade dos ecossistemas naturais com seus elevados valores de realocação. Também se trata de uma classe vulnerável a processos de mudança.
Data Created: 2016-12-19
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ennag2016p8.pdf543,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace