Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1060616
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Capítulo em livro científico (ALICE)
Issue Date: 2016
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: BRUNETTO, G.
ROSANE, D. E.
MELO, G. W. B. de
ZALAMENA, J.
GIROTTO, E.
LOURENZI, C.
COUTO, R. R.
TIECHER, T.
KAMINSKI, J.
Additional Information: GUSTAVO BRUNETTO; Danilo Eduardo Rozane; GEORGE WELLINGTON BASTOS DE MELO, CNPUV; Jovani Zalamena; Eduardo Girotto; Cledimar Lourenzi; Rafael Rosa Couto; Tales Tiecher; João Kaminski.
Title: Manejo da fertilidade de solos em pomares de frutíferas de clima temperado.
Publisher: TIECHER, T.(Org.) Manejo e conservação do solo e da água em pequenas propriedades rurais no sul do Brasil: práticas alternativas de manejo visando a conservação do solo e da água. Porto Alegre, RS: UFRGS, 2016. Cap. IX, p. 141-158.
Language: pt_BR
Keywords: Frutífera de clima temperado
Região sul
Brasil
Macieira.
Description: A fruticultura é uma atividade agrícola de alto custo, mas em contrapartida, de elevada lucratividade até superior ao cultivo de grãos. Na região sul do Brasil a fruticultura é uma atividade praticada predominan-temente em propriedades familiares em pequenas áreas, mas também por poucos grupos empresariais que utilizam grandes extensões de terra. Os frutos pro-duzidos são comercializados ?in natura? no mercado nacional ou internacional, como a maça, ou são indus-trializados, como a uva, pêssego, figo, goiaba e outros. Em geral, a produção de frutos e a sua comercialização possuem impacto positivo na economia das comunida-des, aumentando seus ganhos e melhorando a quali-dade de vida das famílias envolvidas com a cadeia pro-dutiva da fruticultura. O sucesso de um pomar, como aqueles de frutífe-ras de clima temperado, está relacionado ao processo de sua implantação, como a escolha da espécie e de sua variedade, a qualidade da muda utilizada, o preparo do solo, a drenagem, a irrigação, o controle de pragas e de doenças. Como a maioria dos solos utilizados na fruticultura são ácidos e de baixa fertilidade, a calagem e a adubação impactam positivamente a produção. No entanto os parâmetros relacionados à fertilidade de solo nas áreas cultivados com as frutíferas são determi-nantes para estado nutricional das plantas, da sua pro-dução e da qualidade dos frutos e de seus subprodutos. Ao longo do presente capítulo, sem a pretensão de esgotar os assuntos, serão destacadas algumas frutífe-ras de clima temperado, entre elas, a macieira (Malus x domestica), a videira (Vitis vinifera), o pessegueiro (Pru-nus persica) e a pereira (Pyrus communis), que possuem exigências nutricionais distintas das culturas anuais, que interferem nas práticas de calagem e tipos de adu-bação (correção ou pré-plantio, cobertura e manuten-ção). A necessidade e doses de corretivos e fertilizantes são estabelecidas com base em critérios de predição, que também serão discutidos ao longo do texto. Por fim, será abordado o uso e manejo de espécies de plan-tas de cobertura do solo que coabitam os pomares e são necessárias, especialmente, para a conservação de solos e ciclagem de nutrientes.
Thesagro: Fruticultura
Fruta de clima temperado
Maca
Uva
Pêssego
Figo
Goiaba.
Year: 2017-01-12
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Manejodafertilidadedesolosempomaresdefrutiferasdeclimatemperado.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace