Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1060744
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MOMBACH, M. A.
CARVALHO, P. de
XAVIER, I. M.
RODRIGUES, J. A.
CABRAL, L. da S.
RODRIGUES, R. de A. R.
PEDREIRA, B. C. e
Additional Information: MIRCÉIA ANGELE MOMBACH, UFMT-SINOP; PERIVALDO DE CARVALHO, UFMT-SINOP; ISADORA MACEDO XAVIER, UFMT-SINOP; JANDERSON AGUIAR RODRIGUES; LUCIANO DA SILVA CABRAL, UFMT-SINOP; RENATO DE ARAGAO RIBEIRO RODRIGUES, CNPS; BRUNO CARNEIRO E PEDREIRA, CPAMT.
Title: Adaptação de bovinos de corte ao greenfeed com diferentes atrativos em sistema de integração lavoura-pecuária-floresta.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PECUÁRIA INTEGRADA, 2., 2016, Sinop. Recuperação de pastagens: anais. Cuiabá: Fundação Uniselva, 2016. p. 204-205
Language: pt_BR
Notes: Editores técnicos: Dalton Henrique Pereira; Bruno Carneiro e Pedreira.
Keywords: Gases de efeito estufa
Metano entérico
Sistema integrado de produção
Description: A pecuária no Brasil é considerada uma das principais contribuintes das emissões de gases de efeito estufa, devido as elevadas emissões de metano entérico. No entanto, sistemas mais produtivos, como a integração Lavoura-Pecuária-Floresta, podem ser considerados mitigadores destes gases. Por isso, a correta mensuração da emissão de metano é fundamental para a geração de inventários confiáveis que servirão de subsídio para a criação de políticas públicas para o setor. Existem diversos métodos para determinar a emissão de metano entérico nos animais, dentro os quais o mais recente, o equipamento GreenFeed. Este utiliza um alimento na forma de atrativo para encorajar o animal a visita-lo, enquanto se alimente a mensuração das emissões de metano ocorre. Contudo, pouco se sabe sobre as interações deste equipamento com os animais no Brasil. Nesse sentido, objetivou-se avaliar a influência de diferentes atrativos no uso do Greenfeed por bovinos de corte em sistema de integração LavouraPecuária- Floresta. Foram utilizados dois animais da raça Nelore com peso médio de 301 + 3 kg mantidos em pastagem (2 ha) de Brachiaria brizantha cv. Marandu em consórcio com Eucaliptus urograndhis (clone Hl3) em faixas triplas com 30 m entre renques. Estes pastos estão em sistema integração e foram plantados com o milho safrinha após safra com soja. Os tratamentos consistiram do uso de dois atrativos: suplemento proteico comercial (35% PB) fornecido na forma de pó e feno peletizado de tifton (13% PB) flavolizado com baunilha. Ambos foram avaliados durante dois períodos de quinze dias consecutivos, totalizando 30 dias de período experimental. O equipamento foi programado para ofertar o suplemento proteico em intervalos de 6 horas (período de alimentação) com até 8 drops ( oferta de alimento) de 60 g por período de alimentação e com no máximo 4 períodos de alimentação por dia, totalizando uma ingestão máxima de 1920 g.anima1-1.dia-1 ? Já o feno peletizado foi ofertado em intervalos de 3 horas com até 8 drops de 50 g por período de alimentação e com no máximo 8 períodos de alimentação por dia, totalizando uma ingestão máxima de 3200 g.animal-1.dia-1. O tempo de permanência no alimentador (equipamento), número de períodos de alimentação por dia, número de drops por dia e número de drops por período de alimentação foram maiores para o tratamento com feno peletizado comparado ao suplemento proteico. A utilização de feno peletizado como atrativo pode possibilitar mensurações mais acuradas de metano por bovinos de corte mantidos em área de pastagem, já que estimula a visita ao equipamento com maior tempo de permanência no alimentador.
Thesagro: Efeito estufa
Data Created: 2017-01-16
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016cpamtpedreiraadaptacaobovinocortegreenfeedilpf204.pdf786,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace