Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1061116
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SANTOS, G. A.
NUNES, A. C. P.
RESENDE, M. D. V. de
SILVA, L. D.
HIGA, A.
ASSIS T. F.
Additional Information: Gleison Augusto Santos, UFV; Andrei Caíque Pires Nunes, Pós-graduando da UFV; MARCOS DEON VILELA DE RESENDE, CNPF; Luciana Duque Silva, Esalq; Antonio Rioyei Higa, UFPR; Teotônio Francisco Assis, Assistech Tecnologia em Melhoramento.
Title: Genetic control and genotype-by-environment interaction of wood weight in Eucalyptus clones in the state of Rio Grande do Sul, Brazil.
Publisher: Revista Árvore, Viçosa, MG, v. 40, n. 5, p. 867-876, 2016.
Language: en
Keywords: Melhoramento genético
Description: O presente trabalho objetivou estudar o controle genético e a interação genótipos por ambientes do peso de madeira de clones de Eucalyptus em quatro ambientes do estado do Rio Grande do Sul. No ano de 2007, foi implantada uma rede de testes clonais com 864 clones de Eucalyptus. Aos três anos de idade, foram mensurados o diâmetro a altura do peito, a altura total das árvores e a profundidade de penetração do Pilodyn, para determinação indireta da densidade básica da madeira. O incremento médio anual em peso seco (IMApeso) foi calculado. Herdabilidades individuais de 0,148 para IMApeso e 0,48 para profundidade de penetração do Pilodyn foram constatadas. A correlação genética entre os ambientes variou de 0,503 a 0,926 para as características avaliadas. A interação genótipo x ambiente foi significativa para IMApeso (0,533). A partir da análise de interação dos ambientes, 3 zonas de melhoramento foram definidas para o caráter IMApeso. A junção do caráter densidade básica e volume para a criação de um índice de peso de madeira foi fundamental para exercer uma seleção mais acurada, visto que houve mudança de 37% no ordenamento dos clones para o caráter volume. A seleção simultânea por estabilidade e adaptabilidade proporcionou ganhos superiores, em relação à testemunha comercial, quando comparada à seleção com base nos valores genotípicos preditos. Dessa forma, os 5 clones superiores foram selecionados com base nesses critérios: 39912 (E. urophylla), 39659 (E. urophylla), 6808 (E. grandis), 36190 (E. saligna), 39407 (E. grandis x E. urophylla).
Data Created: 2017-01-18
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016M.DeonRAGenetic.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace