Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1061999
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSOUZA, M. A. de
dc.date.accessioned2025-07-10T10:59:33Z-
dc.date.available2025-07-10T10:59:33Z-
dc.date.created2017-01-27
dc.date.issued2016
dc.identifier.citation2016.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1061999-
dc.descriptionA mangicultura tem se destacado nas regiões semiáridas pela possibilidade de produção durante todo o ano, devido às condições climáticas, o uso da irrigação e a utilização de reguladores vegetais. Na maioria dos pomares de mangueira a indução floral é feita com a aplicação do paclobutrazol ao solo que é realizada de forma convencional. Entretanto, há possibilidade do uso de uma forma mais prática e objetiva de aplicação, com a possibilidade de redução a dose do produto que e sua aplicação via sistema de irrigação. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito de formas de aplicação e de diferentes doses do paclobutrazol aplicadas via sistema de irrigação, nas características fisiológicas, bioquímicas, de produção e da pós-colheita, da mangueira cultivar Palmer. O experimento foi conduzido no período de agosto de 2014 a maio de 2015, em um pomar de mangueiras da variedade Palmer, na Fazenda Special Fruit, no Município de Petrolina-PE. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com cinco doses de paclobutrazol aplicado via sistema de irrigação (TI - 0,7; T2 -1,0; T3- 1,3; T4- 1,6; T5- 1,9 g.i.a.m" linear de copa), e um tratamento adicional, com a aplicação de uma dose na forma convencional (TO - 1,9 g.i.a.ml linear de copa), com quatro repetições. Aplicação do PBZ via sistema de irrigação mostrou-se mais eficiente em comparação com a aplicação convencional, permitindo uma maior assimilação do produto pela planta. Dentro das dosagens aplicadas via sistema de irrigação as características fisiologia e bioquímica, obtiveram os maiores valores na menor dose 0,7 g.i.a.m" linear de copa, demonstrado a eficiência da aplicação, e a possibilidade de redução da dose aplicação via sistema de irrigação. Paclobutrazol aplicado via sistema de irrigação demonstrou-se mais eficiente que a forma convencional para as características número de frutos e produtividade. O paclobutrazol aplicado via sistema de irrigação na dose de 1,3 g.i.a.m" linear de copa promove maior número de frutos por plantas e produtividade.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMorfofisiológica
dc.subjectGrowth regulator
dc.subjectMango
dc.titleProdução e caracterização fisiológica da mangueira em função da aplicação de paclobutrazol via sistema de irrigação.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroManga
dc.subject.thesagroRegulador de crescimento
dc.subject.thesagroPós-colheita
dc.subject.thesagroIrrigação
dc.subject.thesagroMangifera Indica
dc.subject.nalthesauruspaclobutrazol
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Agronomia - Horticultura Irrigada) - Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais, Juazeiro. Orientado por Alessandro Carlos Mesquita; coorientado por Welson Lima Simões, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent262 f.
riaa.ainfo.id1061999
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-09
dc.contributor.institutionMOISÉS ALVES DE SOUZA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Producao-e-caracterizacao-fisiologica-da-mangueira-em-funcao-.pdf33.8 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace