Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1063084
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARDOSO, J. H.
TEIXEIRA, W. G.
SHINZATO, E.
GONCALVES, A. O.
MANSUR, K.
Additional Information: JULIA HERNANDEZ CARDOSO, PUC-RIO; WENCESLAU GERALDES TEIXEIRA, CNPS; EDGAR SHINZATO, CPRM; ALEXANDRE ORTEGA GONCALVES, CNPS; KATIA MANSUR, UFRJ.
Title: Avaliação da susceptibilidade magnética e teores totais de elementos minerais em amostras de solos antrópicos do Sambaqui da Fazenda Campos Novos - Cabo Frio - RJ.
Publisher: In: SEMINÁRIO PIBIC EMBRAPA SOLOS, 2015-2016, Rio de Janeiro. Seminário PIBIC Embrapa Solos 2015/2016. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2016. (Embrapa Solos. Documentos, 188). p. 17-20.
Language: pt_BR
Keywords: Geoarqueologia
Magnetismo
Sambaqui
Description: Os sambaquis, que consistem de depósitos de materiais orgânicos, minerais e principalmente de conchas, são comuns em todo o litoral fluminense, apresentam uma estratigrafia de camadas bastante complexa e, entre estas camadas, apresentam horizontes escuros que são ricos em nutrientes e carbono orgânico. A susceptibilidade magnética (SM) é definida como o grau que uma substância pode ser magnetizada. No solo a SM é determinada pela mineralogia, quantidade e a forma dos minerais, que podem ser classificados, quanto à SM em diamagnéticos, paramagnéticos, ferromagnéticos, ferrimagnéticos e antiferromagnéticos. A determinação da SM é realizada pela aplicação de um campo magnético cujo equilíbrio resultante será dependendo da combinação dos minerais presentes no solo. A SM tem sido utilizada em diversos estudos como método fácil e barato para avaliar propriedades do solo de maior interesse por correlação. A SM apresenta também um grande potencial de uso na agricultura de precisão por ser uma propriedade possível de ser avaliada no campo e de forma rápida. Adicionalmente, estudos com grupos de arqueologia utilizam esta propriedade para caracterizar sítios arqueológicos, e a mesma se mostra bastante promissora para ser utilizada como parâmetro para determinação de horizontes antrópicos no Brasil. A Fazenda Campos Novos é um sítio histórico e arqueológico, cujo local pretende-se transformar num centro cultural e científico da região dos Lagos. Esse trabalho visa a contribuir com o conhecimento das características dos solos antrópicos no local. A avaliação da SM e dos teores totais foi feita no laboratório em amostras coletadas na Fazenda Campos Novos. Os resultados permitiram caracterizar as anomalias magnéticas na área do sambaqui e identificar altos teores de elementos totais em especial P e Ca pelas adições antrópicas.
Data Created: 2017-02-08
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016144.pdf162,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace