Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1063093
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MORAES, R. Z.
AGUIAR, A. L. C. G. de
MARINHO, B. da S.
DONAGEMMA, G. K.
BALIEIRO, F. de C.
FONTANA, A.
CHAER, G. M.
Additional Information: Rhaissa Zarjitsky Moraes, UFF; Ana Luiza Carvalho Guimarães de Aguiar, UERJ; Beatriz da Silva Marinho, UFF; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; ADEMIR FONTANA, CNPS; GUILHERME MONTANDON CHAER, CNPAB.
Title: Qualidade física de solo em pastagens com níveis de degradação diferenciados no Meio Oeste Maranhense.
Publisher: In: SEMINÁRIO PIBIC EMBRAPA SOLOS, 2015-2016, Rio de Janeiro. Seminário PIBIC Embrapa Solos 2015/2016. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2016. (Embrapa Solos. Documentos, 188). p. 25-28.
Language: pt_BR
Keywords: Pastagens degradadas
Qualidade de solo
Densidade de solo
Estabilidade de agregados em água
Description: No Brasil, há extensas áreas com pastagens e com grande variação quanto a sua qualidade. Contudo, não se conhece o nível da qualidade e/ou degradação das pastagens com precisão, sobretudo utilizando indicadores de qualidade de solo para separar os diferentes níveis do estado da mesma degradação. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é avaliar o carbono orgânico do solo, o carbono particulado e o diâmetro médio ponderado dos agregados na separação de níveis de qualidade de pastagens, no Maranhão. Para tanto, foram seelcionadas pastagens com duas qualidades: Não degradada (ND) e degradada (D) . Foram coletadas amostras deformadas para analisar o carbono orgânico total e o carbono particulado. E blocos indeformados para fazer estabilidade de agregados em água, pois será calculado o diâmetro médio ponderado dos agregados (DMP). Nas amostras coletadas em anéis volumétricos, foi determinada a densidade do solo e densidade das partículas, seguido do cálculo do volume total de poros. As médias desses indicadores serão avaliadas por meio de teste Tukey a 5% de probabilidade.
Data Created: 2017-02-08
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016146.pdf185,3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace