Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1063116
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CORDEIRO, F. R.
CRESPO, H. de A.
FONTANA, A.
TEIXEIRA, W. G.
BALIEIRO, F. de C.
Additional Information: FERNANDA REIS CORDEIRO, UFF; HENRIQUE DE ALMEIDA CRESPO, UFRJ; ADEMIR FONTANA, CNPS; WENCESLAU GERALDES TEIXEIRA, CNPS; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS.
Title: Caracterização física dos horizontes dos solos da região Oeste da Bahia.
Publisher: In: SEMINÁRIO PIBIC EMBRAPA SOLOS, 2015-2016, Rio de Janeiro. Seminário PIBIC Embrapa Solos 2015/2016. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2016. (Embrapa Solos. Documentos, 188). p. 41-44.
Language: pt_BR
Keywords: Compactação e manejo do solo.
Description: A expansão da agropecuária brasileira tem ocorrido intensamente na região Oeste do Estado da Bahia, favorecida pelo relevo plano a suave ondulado e solos responsivos ao manejo agrícola. A exploração intensiva dos solos da região tem mostrado modificações em diversos atributos e estes relacionados especificamente ao tipo de sistema adotado. O presente projeto visa a caracterizar os solos pelos atributos físicos sob diferentes usos. Foram selecionadas áreas no Município de Luís Eduardo Magalhães, nos usos e manejos de: cerrado (preservado), algodão (convencional), soja (plantio direto - timbete) e feijão (irrigado - pivô central). Foi aberta uma trincheira de 100 cm, seguido com descrição morfológica dos horizontes, coleta de amostras de terra (deformada e indeformada) e da camada endurecida (torrão - indeformado) de cada área. A partir da avaliação da consistência, densidade do solo (Ds) e do volume total de poros (VTP), foi possível analisar que o uso e manejo diferenciado proporcionam alterações físicas nos solos. Foi observado o predomínio da fração areia nas camadas mais superficiais e o aumento da fração argila em profundidade. A consistência dura a extremamente dura observada nas camadas endurecidas infere em coesão e ocorrem principalmente em solos cultivados. Os maiores valores da Ds e menores do VTP são observados em todos os perfis, tanto em solos sob condições naturais quanto nos horizontes caracterizados como Apx, ABx e BAx, sob cultivo agrícola. Porém, estes com maior intensidade.
Thesagro: Consistência.
Data Created: 2017-02-08
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016149.pdf65,85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace