Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1063130
Título: Estimativas de parâmetros genéticos em acessos de cupuaçuzeiro no Nordeste paraense (clones elites II).
Autoria: BASTOS, A. J. R.
TEIXEIRA, A. L.
FERNANDES, J. R. Q.
ALVES, R. M.
Afiliação: Abel Jamir Ribeiro Bastos, GRADUANDO UFRA; Amanda Lobato Teixeira, GRADUANDA UFRA; JOSE RAIMUNDO QUADROS FERNANDES, CPATU; RAFAEL MOYSES ALVES, CPATU.
Ano de publicação: 2016
Referência: In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA, 5., 2016, Belém, PA. Anais. Belém, PA: UEPA, 2016.
Páginas: v. 1, p. 204-211.
Conteúdo: Este trabalho teve por objetivo estimar parâmetros e correlações genéticas em acessos de cupuaçuzeiro procedentes de plantios comerciais do município de Tomé-Açu, Pará, com vistas a auxiliar no melhoramento genético da espécie. O experimento foi instalado na base física da Embrapa Amazônia Oriental, em Tomé-Açu, Pará. Os acessos foram coletados no ano de 1995, em 13 propriedades produtoras de cupuaçu desse município. Para a caracterização do fruto foram utilizados 18 acessos que compõem a coleção, cujos dados fenotípicos foram coletados nos anos agrícolas de 1997 a 2015. O delineamento experimental utilizado foi em blocos inteiramente casualizados com 10 repetições e cinco frutos por planta, em cada safra, tendo sido avaliados oito descritores: Comprimento do Fruto, Diâmetro do Fruto, Espessura da Casca, Peso Médio do Fruto, Porcentagem Relativa de Sementes, Porcentagem Relativa de Polpa, Porcentagem Relativa de Casca e Número Médio de Sementes. As estimativas dos parâmetros e correlações genéticas foram obtidas com base em modelos mistos do tipo REML/BLUP. Os caracteres apresentaram modo geral baixa herdabilidade variando entre 0.16 e 0.35. Os maiores valores foram para a composição centesimal dos frutos em sementes (%S), polpa (%P) e casca (%C), com 0.35, 0.34 e 0.34, respectivamente. Os coeficientes de variação genética tiveram amplitude de 3,97% a 8,69%, enquanto que o coeficiente de variação relativo (CVr) foram inferiores a 1, indicando baixa variabilidade. Para as correlações, a variável peso médio de fruto apresentou resultados significativos com o tamanho do fruto e teor de sementes, ao passo que o rendimento de polpa foi correlacionado negativamente com espessura de casca do fruto, significando que frutos com casca fina deverão possuir bom teor de polpa.
Thesagro: Cupuaçu
Genética Vegetal
Theobroma Grandiflorum
Palavras-chave: Variabilidade
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SimposioUepa12.pdf139,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace