Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1064027
Título: Novos registros de Anastrepha (Diptera: Tephritidae) no Estado do Amapá, Brasil.
Autoria: BAIA, D.
DEUS, E. da G. de
SILVA, W. R. da
MONTEIRO, B. F. M.
SOUZA-FILHO, M. F. de
JESUS-BARROS, C. R. de
ADAIME, R.
Afiliação: DANILO BAIA, UNIFAP; EZEQUIEL DA GLÓRIA DE DEUS, UNIFAP; WILSON RODRIGUES DA SILVA, UNIFAP; BRUNO FELIPE MARTEL MONTEIRO, UNIFAP; MIGUEL FRANCISCO DE SOUZA-FILHO, INSTITUTO BIOLÓGICO; CRISTIANE RAMOS DE JESUS BARROS, CPAF-AP; RICARDO ADAIME DA SILVA, CPAF-AP.
Ano de publicação: 2016
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 26.; CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA, 9., 2016, Maceió. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2016. p. 233.
Conteúdo: Este trabalho teve como objetivo caracterizar a riqueza de espécies de Anastrepha (Diptera: Tephritidae) nos municípios de Ferreira Gomes, Mazagão e Porto Grande, estado do Amapá. Foram realizadas amostragem com armadilhas tipo McPhail (5 armadilhas por município), contendo proteína hidrolisada de milho a 5%, estabilizada com bórax, dispostas a 1,8m do solo, espaçadas a uma distância de 100m uma da outra. Em Mazagão, as armadilhas foram instaladas no Campo Experimental da Embrapa; já em Ferreira Gomes e Porto Grande, as armadilhas foram instaladas em área de floresta de terra firme. As armadilhas foram inspecionadas a cada dez dias, durante o período de novembro de 2008 a julho de 2009. A triagem, quantificação e identificação dos insetos foram realizadas no Laboratório de Entomologia da Embrapa Amapá, em Macapá. Foram capturados 183 espécimes de Anastrepha (117 machos e 66 fêmeas), pertencentes a 12 espécies: Anastrepha striata Schiner (65 espécimes), Anastrepha fraterculus (Wiedemann) (14), Anastrepha coronilli Carrejo & González (13), Anastrepha sodalis Stone (7), Anastrepha anomala Stone (5), Anastrepha hastata Stone (4), Anastrepha distincta Greene (3), Anastrepha isolata Norrbom & Korytkowski (2), Anastrepha hambletoni Lima (1), Anastrepha obliqua (Macquart) (1), Anastrepha serpentina (Wiedemann) (1) e Anastrepha sororcula Zucchi (1). As espécies A. hambletoni (capturada em Ferreira Gomes) e A. isolata (capturada em Porto Grande) são registradas pela primeira vez no estado do Amapá. Trata-se de duas espécies com restrita ocorrência no Brasil (A. hambletoni reportada somente no estado de Minas Gerais e A. isolata no estado do Amazonas), sem hospedeiro conhecido. Esses novos registros evidenciam a importância da realização de levantamentos em áreas de floresta nativa, para o conhecimento da riqueza de espécies de moscas-das-frutas.
Thesagro: Praga de planta
Praga quarentenária
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAF-AP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPAFAP2016NovosregistrosdeAnastrepha.pdf455,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace