Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1064216
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BARRANTES, L. D. S.
MATSUURA, M. I. da S. F.
MOREIRA, J. M. M. A. P.
UGAYA, C. M. L.
Additional Information: LETICIA DE SANTI BARRANTES, UTFPR; MARILIA IEDA DA SILVEIRA FOLEGATTI MATSUURA, CNPMA; JOSE MAURO M AVILA PAZ MOREIRA, CNPF; CASSIA MARIA LIE UGAYA, UFTPR.
Title: Avaliação do ciclo de vida da madeira de eucalipto para produção de energia no Brasil.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO EM GESTÃO DO CICLO DE VIDA, 5., 2016, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Associação Brasileira de Ciclo de Vida, 2016. p. 384-390.
Language: pt_BR
Keywords: Avaliação do ciclo de vida
Inventário do ciclo de vida
Description: Resumo: Diversas são as vantagens do uso da biomassa florestal para a geração de energia. O Brasil apresenta condições edafoclimáticas que permitem o alcance de altas produtividades dos plantios florestais e, em função disso, o uso da madeira como biomassa apresenta significativa participação no balanço energético nacional. Para avaliar o desempenho ambiental desta atividade no Brasil por meio da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), dados de inventário são requeridos, os quais não estão disponíveis nas bases de dados de inventários e nem na literatura. Estudos revelam que muitas são as variáveis que influenciam os resultados de impacto dos manejos florestais, como o clima local, a espécie cultivada, o uso pretendido da madeira e as operações abrangidas, o que indica que a regionalização dos dados é importante. Assim, uma Avaliação do Impacto do Ciclo de Vida (AICV) foi desenvolvida para 1 m³ de madeira, a partir de dados primários relativos a um polo concentrador da atividade no Brasil, usando o método CML. Os resultados foram analisados a fim de se propor melhorias no seu desempenho ambiental. A AICV mostrou que as operações de corte e extração da madeira, as quais compõem a etapa de colheita, juntamente com o carregamento, são as mais contribuintes para os impactos, em especial a extração. Em função disso, a simulação dos impactos da extração com ?forwarder?, ao invés de trator agrícola, mostrou menor geração de impactos em todas as categorias analisadas, caracterizando assim um ponto de possível melhoria para o desempenho do sistema. Além disso, o conjunto de dados do corte com motosserra que abrange o consumo de óleo de soja foi adaptado através da substituição deste insumo para óleo lubrificante mineral, consumo pelo equipamento no local. Esta mudança acarretou em diversas alterações nas contribuições aos impactos desta operação, confirmando que a adaptação de conjuntos de dados é uma tarefa importante para a regionalização de estudos, o que os torna mais próximos da realidade. Concluiu-se, assim, que o sistema de manejo florestal da região tem como ponto crítico a etapa de colheita e que a ACV deve ser utilizada como uma ferramenta iterativa, na busca de resultados próximos da realidade.
Thesagro: Eucalipto
Lenha
Energia
NAL Thesaurus: Eucalyptus
Fuelwood
Life cycle assessment
Data Created: 2017-02-15
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016AA32.pdf300,67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace