Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1064503
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA NETO, M. B. de
SANTOS, J. C. P. dos
MEDEIROS, J. F. de
QUEIROZ, A. F. de
MARQUES, F. A.
SILVA, M. S. L. da
Additional Information: MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; JOSE CARLOS PEREIRA DOS SANTOS, CNPS; Jacimária Fonseca de Medeiros, UERN; Alexsandra Fernandes de Queiroz, IFRN; FLAVIO ADRIANO MARQUES, CNPS; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS.
Title: Zoneamento da área do entorno da barragem de Pau dos Ferros - RN.
Publisher: In: REUNIÃO NORDESTINA DE CIÊNCIA DO SOLO, 3., 2016, Aracaju. Integração e uso do conhecimento para uma agricultura sustentável no Nordeste. Aracaju: SBCS, Núcleo Regional Nordeste, 2016.
Language: pt_BR
Keywords: Zoneamento agroecológico
Semiárido.
Description: O objetivo deste trabalho é realizar o zoneamento da área do entorno da Barragem de Pau dos Ferros, no município de mesmo nome, estado do Rio Grande do Norte, tomando como base o mapeamento dos principais solos que ocorrem na área. O conhecimento das características, potencialidades e limitações das classes de solos existentes na área é fundamental para a realização de um planejamento de uso e ocupação visando amenizar os impactos negativos gerados pelo uso inadequado das terras. O estudo abrange uma área compreendida entre a linha que representa a cota máxima de acumulação da barragem e o limite de 1 km de afastamento desta. A identificação dos solos foi realizada em minitrincheiras e por meio de tradagens na área. Além das observações sobre os solos, foram, ainda, anotadas informações sobre a geologia, relevo, vegetação, uso da terra e degradação dos solos. Essa prospecção inicial dos solos orientará a abertura de perfis para a coleta de amostras visando as análises físicas e químicas mais detalhadas dos solos. Os estudos iniciais indicam a ocorrência de solos rasos e pouco profundos das classes dos Neossolos Litólicos e Luvissolos Crômicos, e solos mais profundos como Neossolos Flúvicos, Neossolos Regolíticos e Argissolos Vermelhos. Foram observados alguns núcleos (pequenas áreas) em elevado estágio de degradação ambiental.
Thesagro: Degradação Ambiental.
Data Created: 2017-02-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016160.pdf533,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace