Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1064615
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: PAROLIN, L. C.
BIANCONI, G. V.
MIKICH, S. B.
Additional Information: Lays C. Parolin, UNESP; Gledson V. Bianconi, Instituto Neotropical: Pesquisa e Conservação; SANDRA BOS MIKICH, CNPF.
Title: Consistency in fruit preferences across the geographical range of the frugivorous bats Artibeus, Carollia and Sturnira (Chiroptera).
Publisher: Iheringia, Série Zoologia, Porto Alegre, v. 106, 2016. 6 p. e2016010.
Language: en
Keywords: Frugivoria
Frugivory
Geographic distribution.
Description: Os filostomídeos frugívoros Artibeus, Carollia e Sturnira são importantes dispersores de sementes na região Neotropical, se destacando por possuírem uma suposta preferência por frutos dos gêneros Ficus, Piper e Solanum, respectivamente. Nós realizamos uma metanálise para testar a hipótese de que as interações entre esses morcegos e plantas são consistentes ao longo de toda sua distribuição geográfi ca. Por meio de uma extensa revisão bibliográfi ca, foram compilados 4.448 registros de consumo de frutos provenientes de 180 publicações. Estes dados foram organizados por espécie de morcego e país, testando quais gêneros de frutos foram mais frequentes na região neotropical como um todo e em cada um dos seus países componentes. Num panorama geral, os resultados demonstraram alta frequência no consumo de Ficus (24,0%) por Artibeus, Piper (38,7%) por Carollia e Solanum (31,0%) por Sturnira, considerando 176 gêneros botânicos citados. O estudo corrobora, assim, a hipótese da consistência da dieta desses morcegos ao longo de toda a sua distribuição geográfi ca, sendo esta relacionada à ampla distribuição dos grupos (morcegos e plantas) envolvidos, à fenologia das espécies zoocóricas consumidas e à fi delidade espacial dos morcegos, esta, por sua vez, moldada pela capacidade de voo das diferentes espécies.
Thesagro: Morcego
Dieta
Distribuição geográfica
Fenologia
NAL Thesaurus: Phyllostomidae
Diet.
Data Created: 2017-02-17
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016SandraB.ISZConsistency.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace